Compartilhe

O WhatsApp está levando muito a sério a sua luta contra o spam, advertindo que pode entrar com ações legais contra aqueles que cometerem um abuso da plataforma. Mas antes de chegar a esse ponto, a empresa pode bloquear a sua conta por uso indevido.

Os termos de uso do WhatsApp não deixam muito claros ou específicos os possíveis cenários de sanções, mas temos duas situações bem claras: as violações graves, com bloqueios definitivos da conta, e outras leves, com bloqueios temporários de 24 horas, onde depois é possível voltar a utilizar o app normalmente.

Nesse post, revisamos os cinco motivos que podem fazer a sua conta do WhatsApp ser bloqueada.

 

 

Enviar várias mensagens para desconhecidos

 

Se você vai escrever para alguém que não tem o seu número de telefone, mande algumas mensagens iniciais e espere a resposta antes de começar a mandar as demais. Caso contrário, o WhatsApp pode considerar a sua ação como um spam ou assédio a desconhecidos, e sua conta pode ser bloqueada.

A empresa não detalha qual é a quantidade considerada excessiva, mas recomenda aos usuários que se certifiquem que a outra pessoa tem o seu número salvo na agenda de contatos, ou que mande uma mensagem para adicionar o número na lista.

 

 

 

Criar muitos grupos com desconhecidos

 

Algumas pessoas tem vários grupos no WhatsApp. Criar grupos com pessoas de sua lista de contatos não tem problema. O problema aparece quando as pessoas são desconhecidas.

O WhatsApp considera uma atividade suspeita criar muitos grupos com pessoas que não estão na sua agenda, e pode bloquear a sua conta. Não tem problema criar um grupo com amigos e adicionar alguns números que não estão salvos na sua lista de contatos. O problema acontece quando são muitos grupos e todos são formados por pessoas desconhecidas.

 

 

Enviar a mesma mensagem para muitos contatos

 

O envio da mesma mensagem para muitas pessoas pode ser considerado spam, mesmo quando você tem salvo o número de telefone do destinatário na agenda. Isso pode gerar um bloqueio temporário de sua conta. Se você quer enviar a mesma mensagem para vários usuários, o mais recomendado é o uso das listas de transmissão.

 

 

 

Bloqueio de muitos usuários

 

Se muitos usuários bloquearam você em um curto espaço de tempo, o WhatsApp vai suspeitar sobre o uso que você dá para a sua conta, e pode bloquear você. É normal ser bloqueado por algumas pessoas, mas quando este número é elevado, a empresa liga o sinal de alerta.

Não há um número exato de bloqueios necessários para resultar em uma suspensão temporária da conta, mas é recomendado você se comunicar apenas com pessoas conhecidas para evitar o bloqueio.

 

 

Violar os termos e condições de uso

 

Muitas vezes aceitamos os termos de uso de um serviço sem ler esses termos em detalhes, e com o WhatsApp isso não é diferente. Entre eles, são detalhadas algumas atividades que os usuários não podem fazer, e que podem levar ao bloqueio da conta, como por exemplo o envio de spam, fake news ou conteúdos obscenos e/ou difamatórios.

O WhatsApp também considera uma violação de suas condições o uso de aplicativos por terceiros para obter uma experiência de uso mais completa, e tal atitude pode resultar no bloqueio de sua conta.

 

 

O que acontece quando o WhatsApp bloqueia a sua conta?

 

 

Quando o WhatsApp bloqueia a sua conta, você vai ver a mensagem: “O seu número de telefone não está autorizado a usar o nosso serviço. Entre em contato com o suporte para obter ajuda”.

As sanções leves contam com bloqueios temporários de 24 horas, e as graves bloqueiam a conta de forma definitiva. Nos dois casos, se você entende que o bloqueio é um erro, você pode enviar um e-mail para support@whatsapp.com para que a empresa revise a sua situação. Se for uma sanção grave e a empresa confirmar a decisão de bloqueio definitivo, a sua conta vai desaparecer para sempre depois de 72 horas.


Compartilhe