Cinco diferenças entre o Xbox Series X e o PlayStation 5

Compartilhe

Daqui a algumas semanas, mais precisamente no final de 2020, veremos o início da batalha campal entre os videogames de nova geração (desculpa, Nintendo, mas você foi esquecida no churrasco dessa vez). E milhões de fãs ao redor do mundo vão correr para as lojas para serem os primeiros compradores do PlayStation 5 ou do Xbox Series X.

Será uma batalha complexa durante as vendas natalinas, e agora que todos os detalhes técnicos foram revelados, e a única coisa que a Sony precisa confirmar é o preço, chegou a hora de determinar as cinco principais diferenças entre o Xbox Series X e o PlayStation 5.

Lembrando que não estamos considerando nesse comparativo o Xbox Series S, modelo mais modesto do seu irmão maior.

 

 

 

Desempenho

 

 

Pelo menos na teoria, o Xbox Series X tem um poder de fogo um pouco maior que o PlayStation 5. Porém, alguns desenvolvedores afirmam que é mais fácil trabalhar com a plataforma da Sony. É uma diferença que existe, mas o quanto ela é efetiva para o desempenho dos dois produtos, só poderemos constatar ou conferir quando os produtos chegarem ao mercado.

 

 

 

Retrocompatibilidade

 

 

Políticas completamente diferentes aqui.

Enquanto o Xbox Series X vai suportar ABSOLUTAMENTE TUDO o que a Microsoft já lançou em termos de videogames (ou seja, Xbox One, Xbox 360 e Xbox, mesmo que seja em alguns jogos), a Sony confirmou que só os jogos do PS4 vão rodar no PS5. Ou seja, do PS3 para trás, só nos próprios consoles originais.

 

 

 

Design

 

 

Ambos apostam na verticalidade, mas ainda podem ser utilizados na horizontal. Mas com propostas radicalmente diferentes.

O Xbox Series X é um cubo na cor preta, com linhas retas. Já o PlayStation 5 tem um design mais futurista, abandonando as cores escuras que dominaram o console desde o PS2, com o branco sendo a cor dominante. A Sony conta com duas versões do console com o mesmo design: a convencional, com leitor de Blu-ray, e a versão 100% digital, sem slot para mídias físicas.

 

 

 

Catálogo

 

 

É, talvez, o fator mais decisivo para os gamers escolherem um ou outro produto.

Aqui, o Xbox Series X larga atrás, mesmo contando com exclusivos de respeito como Hellbalde II ou Forza Motorsport 8. A grande aposta da Microsoft aqui era Halo Infinite, mas o game foi adiado para 2021.

Por outro lado, a Sony fez a lição de casa, e lança o PS5 lotado de exclusivos relevantes, como Marvel’s Spider-Man: Miles Morales, Horizon Forbidden West e Gran Turismo 7.

 

 

 

Preço

 

 

O Xbox Series X já está com preço confirmado: US$ 499. O Xbox Series S também: US$ 299.

Já a Sony não se pronunciou oficialmente sobre o assunto, mas por causa da Microsoft, deve anunciar em breve. Existe a pequena possibilidade da empresa reduzir os preços do PS5 por causa do movimento da rival.

 

 

 

O que vale mais para você?

 

Por um lado, o Xbox Series X é tecnicamente melhor que o PlayStation 5. Por outro lado, o console da Sony tem um catálogo de jogos maior e mais atraente que o seu concorrente.

A decisão é sempre sua, e você já está careca de saber disso.

Lembrando que a Microsoft já confirmou que os seus novos consoles chegarão ao mercado em 10 de novembro de 2020.

Já a Sony… também não se pronunciou sobre o assunto.


Compartilhe