Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Cinco coisas que você precisa saber antes de investir em um smartphone com 5G

Cinco coisas que você precisa saber antes de investir em um smartphone com 5G

Compartilhe

 

A tecnologia 5G é a mais recente evolução da conectividade móvel, oferecendo velocidades de internet mais rápidas e menor latência. Bom, ela é recente e, ao mesmo tempo, já tem um tempo de vida. E no Brasil, não está em todas as cidades, com as capitais usufruindo de um melhor desempenho.

O 5G é sim algo tentador, pois todo mundo que usa um smartphone quer ter a máxima velocidade de internet móvel disponível. Porém, existem algumas coisas que você precisa saber antes de comprar um smartphone com 5G, até mesmo para que você não se decepcione após fazer o investimento.

Neste artigo, vamos explorar as cinco coisas mais importantes que você precisa saber antes de comprar um smartphone com 5G. São coisas que normalmente os vendedores nas lojas não contam. Mas como eu sou o seu amigo, compartilho os segredos com você.

 

Nem todos os smartphones são compatíveis com 5G

Antes de comprar um smartphone com 5G, é importante verificar se o dispositivo em questão é compatível com essa tecnologia.

Muitos smartphones top de linha e alguns modelos de linha média recebem o suporte para o 5G, mas nem todos os telefones são compatíveis com essa tecnologia de rede de forma nativa. Telefones de entrada ou mais baratos podem não contar com suporte para essa rede, e a sua operadora de telefonia móvel precisa oferecer o sinal para a sua região.

Portanto, se você estiver procurando um celular 5G, verifique se o modelo que você está interessado tem suporte para essa tecnologia.

 

A cobertura 5G pode ser limitada

A cobertura 5G pode ser limitada em algumas regiões do país, inclusive nas cidades onde essa tecnologia de rede está ativa ou em funcionamento.

Isso significa que, mesmo que você tenha um telefone compatível com 5G, pode não ser possível aproveitar os benefícios dessa tecnologia em todas as áreas de cobertura ou regiões onde a sua operadora de telefonia móvel opera em território nacional.

Em termos práticos: o 5G existe no Brasil, mas não é para todos.

Se você mora em uma área onde a cobertura 5G é limitada, pode não valer a pena investir em um dispositivo compatível com esse padrão de rede neste momento. É melhor esperar pacientemente que a sua operadora de telefonia libere o sinal de redes de última geração antes de realizar o investimento no telefone.

 

O consumo de bateria pode ser maior

O uso da tecnologia 5G pode aumentar o consumo de bateria do seu smartphone, e de forma considerável. Posso falar sobre isso com conhecimento de causa, pois eu uso essa rede de última geração aqui em Florianópolis (SC), e a autonomia de bateria do meu Galaxy S21 Ultra caiu de forma considerável com ele.

Isso acontece porque o telefone precisa procurar constantemente por uma rede 5G quando estiver fora da área de cobertura. Além disso, como o novo padrão de rede permite que você acesse a internet mais rapidamente, você pode acabar usando mais dados e consumindo mais bateria do que normalmente faria.

Se você está preocupado com o consumo de bateria do seu smartphone, considere esses fatores antes de comprar um dispositivo compatível com as redes 5G.

 

Você pode gastar mais dados

A tecnologia 5G permite que você acesse a internet mais rapidamente, o que significa que você pode acabar usando mais dados do que normalmente faria.

Se você tiver uma tarifa limitada de dados, é importante considerar esse fator antes de comprar um smartphone com 5G, pois o consumo de sua franquia será maior em um menor tempo, e você pode ficar sem internet antes do final do mês.

Procure analisar de forma cuidadosa os seus hábitos de uso de internet móvel antes de comprar um smartphone compatível com as redes 5G. Se você é o tipo de pessoa que adora ver vídeos no Instagram o tempo todo, a surpresa no final do mês pode ser muito desagradável.

 

Os possíveis problemas de superaquecimento

A tecnologia 5G pode causar problemas de superaquecimento em alguns smartphones, especialmente em condições extremas de temperatura, algo que não é muito difícil de enfrentar em um país tropical e abençoado por Deus como o Brasil.

Não é muito comum ver um telefone danificado pelo uso das redes 5G, mas considere esse aspecto antes de realizar o investimento. Se você mora em uma região onde dá para fritar um ovo no asfalto quente, procure usar as novas redes de telefonia móvel com uma certa moderação.

Só para garantir que não terá problemas mais sérios no futuro.


Compartilhe