Compartilhe

O simples rumor indicando que o Facebook pretende unificar as suas três plataformas de mensagens (Facebook Messenger, Instagram e WhatsApp) que, coincidência ou não, são os três líderes no mercado de aplicativos de mensagens instantâneas, já fez muita gente se remexer na cadeira.

A notícia não foi bem recebida porque pareceu um sinal claro que Mark Zuckerberg quer aumentar cada vez mais a sua dominância e monopólio dentro desse segmento, onde o objetivo final não pode ser outo: aumentar a capacidade de arrecadação dessas plataformas (aka ganhar dinheiro).

Por outro lado, a fusão das plataformas faria todo sentido no que se refere ao facilitar a interação entre os seus usuários. Um único ecossistema conectado entre diferentes plataformas não é algo tão ruim assim no papel (o crossover entre plataformas de videogames funcionou muito bem para Fortnite, por exemplo).

Mesmo assim, na prática, a ideia pode não ser tão boa quanto parece.

Ao que tudo indica, o Facebook quer criar uma plataforma de comunicação multi-plataforma, que contaria com o mesmo tipo de encriptação ponta a ponta presente hoje no WhatsApp.

Aliás, os próprios criadores do WhatsApp manifestaram publicamente em diversas oportunidades que tinham grandes preocupações com a privacidade dos usuários do serviço, uma vez que o Facebook quer “brincar” com as suas capacidades de encriptação de dados.

Lembrando que a notícia que vazou sobre o desejo do Facebook em promover um verdadeiro crossover de suas plataformas de mensagens instantâneas ainda está na zona dos rumores, e não foi oficialmente confirmada pela empresa de Mark Zuckerberg.

De qualquer forma, esses rumores deixaram alguns usuários descontentes, ainda mais se colocarmos na balança os grandes escândalos que envolveram o Facebook ao longo de 2018. Com a tal privacidade das conversas seriamente comprometida, pular fora de todas as plataformas gerenciadas por Mark Zuckerberg pode ser a saída.

Por isso, deixamos nesse post uma lista com cinco aplicativos de mensagens instantâneas que são alternativas ao WhatsApp. Todos os apps podem ser instalados de forma gratuita no seu smartphone Android. Podem não ser aplicativos tão conhecidos do grande público, mas ao menos ficam longe dos olhos do menino Zuck, e é isso o que importa nesse momento.

 

 

5 Alternativas ao WhatsApp, grátis na Google Play Store

 

LINE: Free Calls & Messages

GroupMe

Telegram

Viber Messenger

Signal Private Messenger


Compartilhe