Vamos ser sinceros: quem consegue sobreviver no mundo atual sem o WhatsApp? Tá, eu e você conhecemos algumas (poucas) pessoas que não usam o aplicativo de mensagens, mas eu desconfio que essas pessoas vivem em uma caverna.

Pois bem, com o início de 2019, o WhatsApp deixou de funcionar em alguns dispositivos de vários fabricantes e diferentes sistemas operacionais. Falando de forma específica, do iOS, o app de mensagens agora só é compatível com o iOS 8 ou superior, de modo que o WhatsApp disse adeus para o iPhone 4.

A mesma coisa se aplica aos usuários de smartphones com versão inferior ao famoso Android 2.37 Gingerbread. Nesses casos, não é possível a utilização ou a instalação do WhatsApp. E isso é sério para aquelas pessoas que dependem do aplicativo para comunicação pessoal ou profissional.

O WhatsApp é um app associado a uma rede social, mas os dispositivos que ficaram de fora são realmente muito antigos, com um número de usuários menor do que o imaginado.

Ou seja, apenas os dispositivos com iOS 8 ou superior, Android 4 ou superior e Windows Phone 8.1 ou Windows 10 Mobile (este último com a morte anunciada para dezembro de 2019) poderão utilizar o WhatsApp normalmente.

Sim, ainda tem muita gente com dispositivos Nokia Asha que perderam o suporte ao WhatsApp no começo de 2019. Mas é o mesmo caso dos anteriores: são telefones bem caducos nas suas funcionalidades e recursos para o tempo em que vivemos hoje.

Por último, o fim do suporte já era esperado por parte dos usuários mais atentos, uma vez que o próprio WhatsApp informou que isso iria acontecer.

O meu conselho é: para quem ainda tem um smartphone com quatro anos ou mais de vida, passou da hora de atualizar o dispositivo. Eu sei que dinheiro não dá em árvore e que não está fácil para ninguém. Por outro lado, não dá para ficar com um telefone velho no bolso por tanto tempo.