TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia CERN celebra 30 anos da liberação da World Wide Web | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Internet | CERN celebra 30 anos da liberação da World Wide Web

CERN celebra 30 anos da liberação da World Wide Web

Compartilhe

No último domingo (01/05), a Organização Europeia para a Investigação Nuclear, mais conhecida como CERN, comemorou os 30 anos da liberação da World Wide Web (WWW) ao domínio público. O evento foi considerado o marco inicial para a criação do meio com o qual interagimos com a internet atualmente.

A paternidade da World Wide Web é atribuída ao cientista britânico Tim Berners-Lee, que em 1989 começou a propor um modelo de gestão geral de informações em torno dos experimentos realizados na CERN. A intenção inicial era criar um sistema de gestão que permitisse aos cientistas e instituições de todo o mundo que trabalhavam com dados da CERN compartilhar informações com precisão e rapidez.

Então, vale a pena fazer uma pausa nos artigos regulares do blog, e recapitular de forma breve o início da World Wide Web, uma rede que mudou as nossas vidas para sempre.

 

Muito obrigado, Tim Berners-Lee!

O trabalho iniciado por Tim Berners-Lee despertou bastante interesse dentro da CERN, o que fez com que outras pessoas começassem a prestar atenção. Em janeiro de 1993, a estrutura em torno da web contava com cerca de 50 servidores HTTP e, na mesma época, foi lançado o Mosaic, o primeiro navegador web.

A CERN decidiu, em 30 de abril de 1993, lançar a World Wide Web ao domínio público, com uma estrutura composta por uma parte de servidor, outra que atua como cliente e uma biblioteca de código. Devido ao fato de os padrões em torno das licenças de direitos autorais ainda estarem em suas primeiras etapas de desenvolvimento, a Organização Europeia para a Investigação Nuclear publicou um documento no qual renunciava a todos os direitos de propriedade intelectual do código, tanto na forma de fonte como binária, e concedia permissão para que qualquer pessoa o usasse, duplicasse, modificasse e redistribuísse.

Conforme o conceito e o modelo do código aberto foram tomando forma durante a década de 1990, a próxima versão do software foi publicada em 1994 sob uma licença de código aberto em vez de domínio público. A consequência desse movimento é que a CERN conservava os direitos autorais, mas permitia que qualquer pessoa pudesse usar e modificar a web livremente.

Walter Hoogland, uma das pessoas cossignatárias do documento que proclamou a liberação da web, afirmou que “a maioria das pessoas concordaria que o lançamento público foi a melhor coisa que poderíamos ter feito e que foi a fonte do sucesso da World Wide Web”.

Basicamente, a liberação como domínio público em 1993 foi o verdadeiro ponto de partida para que a web tenha sua forma atual, o que se traduziu não apenas em uma melhoria na transmissão de informações dentro da CERN, mas também em um benefício para a sociedade em geral.

 

O nascimento da W3C

Em 1º de outubro de 1994 nasceu a World Wide Web Consortium (W3C), que basicamente é a instituição que define os padrões da web e foi fundada por Tim Berners-Lee, que ainda hoje a dirige. O cientista inglês fundou a W3C sob o guarda-chuva do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), logo após deixar seu trabalho na CERN.

Embora a World Wide Web tenha começado em 1989, poucos duvidam que sua liberação como domínio público em 1993 tenha sido o verdadeiro ponto de partida para o meio que acabou por levar a internet a todo o mundo.

Hoje, a internet é uma ferramenta essencial para quase todas as atividades cotidianas. Desde compras online até trabalho remoto, passando por relacionamentos interpessoais e entretenimento, tudo pode ser feito através dela. Com a pandemia de COVID-19 ainda em curso, a internet se tornou ainda mais importante para manter as pessoas conectadas e informadas.

A liberação da World Wide Web ao domínio público há 30 anos foi um marco histórico para a humanidade e abriu portas para inovações tecnológicas que mudaram a forma como vivemos e nos relacionamos. Parabéns à CERN e à equipe liderada por Tim Berners-Lee por essa contribuição tão importante para a sociedade!


Compartilhe