Se não bastasse todos os problemas que o Facebook está enfrentando nos últimos meses, agora precisa lidar com essa barra de vida de entregar, de forma repentina e totalmente acidental, os fantasmas do passado para os seus usuários.

Vários usuários do Facebook começaram a reclamar que o messenger do serviço está exibindo notificações de conversas que terminaram a alguns anos como se elas fossem novas. Parece que o problema só afeta os usuários que entram na plataforma pelo computador no endereço Facebook.com.

E a galera foi falar sobre isso no Twitter, que é onde as coisas realmente acontecem, relatando o incômodo que é ver o passado puxando o seu pé (ou o seu mouse).

O Facebook confirmou que um bug causado por atualizações de software causou o problema, e que a falha foi corrigida por completo. Mas se você respondeu uma conversa de 2014 achando que era uma nova mensagem, convenhamos: isso foi um pouco ridículo.

O Facebook guarda as suas conversas por anos, a não ser que você tenha apagado o seu histórico de forma manual. E tal sintoma do erro pode ser encarado como um momento feliz ou vergonhoso. Em alguns casos, podem trazer más recordações no pacote, como por exemplo as notificações da morte de um ser querido

Não é a primeira vez que algo parecido aconteceu no Facebook. Quando a rede social liberou o recurso “nesse dia”, com o objetivo de oferecer ao usuário “boas recordações dos anos anteriores”, algumas pessoas acabaram vivenciando (ou relembrando) experiências terríveis, como alguns dos momentos mais dolorosos de suas vidas.

Se bem que tudo também é uma questão de comportamento do internauta na rede social. Se vamos escancarar nossa vida e publicar coisas realmente ruins da nossa história, muito provavelmente alguma plataforma fará o resgate disso.

Logo, é melhor você começar a publicar pensamentos e lembranças felizes no Facebook desde já.