bill gates

Em recente entrevista dada ao Fox News na abertura do Fórum Econômico Mundial 2018 realizado na Suíça, Bill Gates voltou a dar o seu ponto de vista sobre o futuro da integração de sistemas robóticos e de Inteligência Artificial na indústria e no mercado laboral.

Vislumbrando um entorno laboral onde os humanos poderiam potenciar suas capacidades utilizando como apoio os sistemas de IA, Gates entende que “(O trabalho) será muito mais eficiente utilizando os recursos, e estaremos muito mais por dentro do que está acontecendo e, de fato, agora é muito barato: os computadores podem ver e escutar tão bem como fazem os humanos.”

Gates considera que esse tipo de software pode ser utilizado para complementar as tarefas dos trabalhadores, como em presídios, fábricas ou salas de operações, para armazenar registros de tudo o que acontece nesses locais e otimizar a segurança das instalações.

Para Bill Gates, a mão de obra invariavelmente vai se reduzir, mas isso não significa que os robôs roubarão os empregos humanos. Só deverão redirecionar as suas áreas de ação.

O que é, no final das contas, uma forma sutil de planejar um cenário onde será necessário para o funcionário especializar o seu conhecimento e habilidades. Ou ser demitido, simplesmente.

O lado positivo de tudo isso? Bill Gates também acredita que os robôs devem pagar impostos.

 

Via Fox News