Autodestruição de mensagens no WhatsApp: é tão seguro assim?

Compartilhe

Se você estava esperando pelo recurso de autodestruição de mensagens no WhatsApp, eu tenho uma boa e uma má notícia para você.

Tudo nessa vida tem um lado bom e outro lado ruim, e o WhatsApp não seria uma exceção. Aliás, qualquer produto ou serviço que é controlado por Mark Zuckerberg jamais pode ter coisas exclusivamente boas. Sempre tem um lado não tão bom assim, e o recurso de mensagens que se autodestroem depois de um determinado tempo tem os dois lados da moeda.

Logo, é importante que você saiba como ativar a funcionalidade na sua conta do WhatsApp, as suas vantagens e os seus inconvenientes.

 

 

 

A boa notícia

 

 

A boa notícia é a notícia em si: a chegada das mensagens com o recurso de autodestruição no WhatsApp de forma oficial. O recurso ainda não está ativo nos dispositivos dos usuários, mas uma vez confirmado oficialmente pelos seus responsáveis, tudo leva a crer que a funcionalidade estará disponível na próxima atualização do aplicativo de mensagens instantâneas mais popular do planeta.

O funcionamento do recurso é auto explicativo: após você enviar uma mensagem, ela será eliminada automaticamente da conversa com outro usuário depois de um determinado tempo. Isso reduz as chances de um terceiro ou uma pessoa não autorizada ter acesso a uma mensagem mais confidencial ou comprometedora.

É o recurso perfeito para quem quer seguir enviando nudes ou vídeos de conteúdo adulto para outras pessoas, sem o risco de algum familiar ou cônjuge encontrar aquele conteúdo considerado inapropriado.

As conversas enviadas com esse modo de autodestruição ativo são automaticamente eliminadas da conversa depois de sete dias. Um tempo longo, mas é o suficiente para voltar na conversa quando necessário para ler as mensagens, ou para quem se esquece de apagar as mensagens, mas não quer ter lembrança posterior das mesmas.

 

 

 

Como ativar a autodestruição no WhatsApp

 

 

1) Abra o chat do WhatsApp que queremos silenciar.
2) Clique no seu nome de contato na parte superior.
3) Entre as opções que serão exibidas estarão Mensagens temporárias, você deve clicar sobre ela.
4) Selecione Ativado.

 

 

 

A má notícia

 

 

Por melhor que sejam as intenções do WhatsApp em implementar o recurso de autodestruição de mensagens, da mesma forma que a funcionalidade tenta oferecer uma camada a mais de privacidade para o usuário, por outro lado, as limitações desse recurso também levantam dúvidas sobre a eficiência da plataforma em alcançar esse objetivo.

Além do fato de você não ter controle sobre os dias que uma mensagem vai ficar ativa antes da autodestruição (e sete dias são suficientes para que qualquer pessoa dê aquela bisbilhotada bonita no WhatsApp de alguém), as já mencionadas limitações da função despertam algumas preocupações:

– Essas mensagens não desaparecem das notificações, portanto, podem ser lidas após sete dias se o WhatsApp não tiver sido aberto durante esse período.

– Você pode responder a ‘Mensagens temporárias’ com o texto citado. Este texto permanecerá no chat mesmo que a mensagem original desapareça.

– Se uma mensagem de autodestruição for encaminhada para um bate-papo que não possui o recurso de mensagem temporária ativado, essa mensagem não desaparecerá.

– As ‘mensagens temporárias’ são salvas no backup do WhatsApp. Se a cópia for restaurada após sete dias, essas mensagens continuarão a aparecer.

 

 

 

Conclusão

 

O recurso existe, estará presente em uma futura atualização do WhatsApp, mas vamos ter que esperar que as áreas cinzas de suas funcionalidades sejam esclarecidas. Do jeito que está, o recurso apresenta mais problemas do que soluções para quem não quer ter as suas comunicações comprometedoras reveladas.

 

 

Via WaBetaInfo


Compartilhe