Atualize seu PC com SSD ou RAM AGORA, pois os preços vão subir | TargetHD.net
TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Atualize seu PC com SSD ou RAM AGORA, pois os preços vão subir | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Notícias | Atualize seu PC com SSD ou RAM AGORA, pois os preços vão subir

Atualize seu PC com SSD ou RAM AGORA, pois os preços vão subir

Compartilhe

Está pensando em atualizar o seu notebook ou PC com uma unidade de armazenamento em SSD? Então, siga o meu conselho de amigo: compra agora, pois o preço vai subir. Ou melhor, vai disparar: a previsão é que as memórias NAND vão ficar pelo menos 40% mais caras em 2020, de acordo com os veículos de imprensa taiwaneses que citam fontes dos canais de produção das empresas que comercializam tais memórias.

Ainda bem que eu atualizei o meu notebook antes do fim de 2019, já imaginando que isso poderia acontecer.

 

 

Fim de festa

O custo da memória NAND registrou os seus menores valores em 2019, o que permitiu aos fabricantes oferecer produtos com preços muito econômicos. O reflexo imediato dessa queda de valores foi o mercado de unidades de estado sólido ou SSD fulminando o segmento de discos rígidos ou HDs. Finalmente o SSD estava se tornando o padrão de armazenamento para o consumidor final.

É claro que todos os produtos comercializados sofrem de aumentos e quedas de preços, mas no caso das memórias NAND Flash, a tendência dos últimos anos era de quedas de preços depois do setor solucionar os desequilíbrios entre a oferta e a demanda. Além disso, a guerra das memórias e as complicações tecnológicas da transição para os novos processos de fabricação facilitaram ainda mais a tendência de quedas de preços.

Tudo indica que 2019 o valor mínimo para as memórias NAND foi alcançado, e que em 2020 os preços voltam a subir. Analistas explicam que o grande aumento da demanda acontece porque hoje poucos dispositivos eletrônicos lançados no mercado não usam memórias SSD, microSSD ou eMMC.

As informações vindas de Taiwan se alinham com o relatório publicado pela DRAMeXchange, que antecipou um aumento de preços nas memórias DRAM de 5% no primeiro trimestre de 2020.

 

 

Quais são as consequências disso?

As consequências diretas do aumento de custos das memórias NAND é que os produtos que vão chegar aos clientes ficarão mais caros na mesma medida. O principal mercado das memórias NAND Flash são as unidades SSD e, por isso, eu deixei o conselho no começo desse artigo: atualiza o seu computador agora. Não deixa para depois, pois vai ficar mais caro.

Sobre as memórias DRAM, os efeitos nos preço final das memórias RAM serão significativos, o que é péssimo pois o mercado já enfrentou vários anos de preços caros, e no ano passado os valores registraram quedas significativas. O inventário de memórias ainda é grande, e não foi enviado para os fabricantes. Mas a regra aqui é a mesma: se você precisa expandir ou atualizar o seu equipamento, faça isso agora.

Vários outros produtos usam esses tipos de memórias, indo de um PC até um smartphone, passando por consoles de videogames ou placas gráficas, mas é difícil prever a incidência de preços em diferentes produtos de diferentes categorias.

De qualquer forma, as notícias são péssimas para obter uma paridade de preços entre SSDs e discos rígidos, algo que ainda não é possível obter por enquanto, e também para abordar as mudanças que devem acontecer com o lançamento da nova geração de memórias DDR5, os componentes para a nova interface PCI 4.0 e posteriores, ou as novas memórias SD Express, que são as mais avançadas da história dentro do segmento de armazenamento removível.

 

Via Tom’s Hardware


Compartilhe