Compartilhe

O ASUS VivoStick é um computador de bolso no formato PC-on-a-stick, com um tamanho semelhante ao de um pendrive. Esse é um conceito que tem como principal objetivo transformar qualquer tela em um computador. E nesse post, vamos conhecer as principais novidades dessa versão atualizada.

 

 

 

ASUS VivoStick (2020): principais características

 

 

O modelo da ASUS foi um dos mais interessantes no passado, e agora ele vem renovado com melhores especificações. O novo ASUS VivoStick recebe um processador Atom x5-Z8350, um modelo bem defasado, muito provavelmente para manter o seu preço reduzido. De qualquer forma, é um chip com quatro núcleos Cherry Trail a 2 GHz, o que deve ser o suficiente para realizar as tarefas mais básicas dentro do ambiente informático.

Onde o ASUS VivoStick apresenta melhorias? Na capacidade de RAM, com 4 GB. Também melhorou no armazenamento interno, que agora integra 64 GB. Não resolve muito na questão do desempenho (pois dependeria de um processador mais competente), mas ao menos você tem uma margem para armazenamento de conteúdo e instalação do sistema operacional.

E falando no sistema operacional, o ASUS VivoStick conta com o Windows 10 Pro pré-instalado, o que também é uma melhoria em relação ao modelo original. Não foi mencionado o suporte para o Linux, algo que estava presente no Intel Compute Stick. Mas não deve demorar muito para que mentes habilidosas acabem realizando modificações no produto para que o mesmo receba essa suposta compatibilidade.

 

 

Na parte de conectividade, o ASUS VivoStick conta com WiFi ac e Bluetooth 4.1, além de portas USB 3.0 e 2.0, porta microUSB e porta combinada para microfone/fones de ouvido. Também inclui uma porta HDMI, algo fundamental para transformar qualquer tela (monitor ou TV) em um computador funcional, através da conexão direta.

A ideia de um PC-on-a-stick é bem atraente para usuários com baixa demanda de necessidades, ou para profissionais com objetivos específicos ou empresas que querem economizar espaço (pelas dimensões físicas), tempo (porque a instalação é bem rápida) e dinheiro (pois esse formato tende a ser mais barato que os outros) na compra de um computador compacto e de baixo porte.

Logo, o ASUS VivoStick é válido e atraente para um nicho de mercado que nunca pode ser desconsiderado. Com os grandes centros urbanos relativamente saturados, computadores como esse serão cada vez mais comuns e fáceis de serem encontrados.

 

 

O novo ASUS VivoStick não teve o seu preço revelado, mas deve ficar na casa dos US$ 100. O produto acabou de ser anunciado no Japão, e esperamos que acabe chegando ao mercado internacional em um futuro próximo. Eu entendo que este não é o produto voltado para qualquer usuário, mas ter um PC autônomo que pode ser levado no bolso para o uso em qualquer lugar é algo muito interessante.

 

 

Via AnandTech


Compartilhe