Compartilhe

É uma tendência global, mas que alguns setores e segmentos se recusam a aceitar que está acontecendo. Mais e mais pessoas ao redor do mundo estão abandonando a TV paga para apostar de forma direta nos serviços de streaming. Porém, não existe uma evidência concreta que o público está fazendo essa troca de forma tão evidente.

Nos Estados Unidos, o movimento da TV paga para o streaming fica mais claro com o número cada vez maior de produtoras de conteúdo que estão migrando para o formato digital, sem falar no aumento de consumo de conteúdo da TV aberta por aqueles usuários que querem economizar algum dinheiro (para ter uma internet com maior velocidade e qualidade.

Já no Brasil, os argumentos podem variar. Algumas operadoras de TV por assinatura argumentam que a queda de audiência no setor está relacionada com a situação econômica do país e, de fato, não são poucas as pessoas que retiraram a TV paga do seu orçamento para priorizar os planos de celular e internet banda larga (eu, de novo, entro nesse perfil).

Porém, o público considerado geek sempre teve um perfil diferenciado dos demais usuários que consomem conteúdo televisivo e, por isso, precisa de uma análise mais específica. Mesmo porque, por si, tais usuários podem ser a tendência de futuro para os demais grupos.

 

 

Os números ajudam a mostrar o atual cenário

Uma pesquisa realizada pelo Instituto MindMiners em parceria com a Omelete Company mostram como está o cenário atual da TV paga e do streaming entre os usuários que se consideram geeks, que são pessoas apaixonadas por tecnologia, games, HQs, livros, cinemas séries de TV e animes. Ou basicamente o público alvo do TargetHD.net.

Mais de três mil pessoas dentro desse grupo foram entrevistadas para a pesquisa, e pelo menos 68% desse grupo assistem a TV aberta ou por assinatura pelo menos uma vez por semana.

Aqui, os números são até positivos para a TV tradicional, mas ainda muito distantes daqueles alcançados pelas plataformas de streaming. A mesma pesquisa revela que 94% dos geeks brasileiros assinam pelo menos uma das principais plataformas de vídeo sob demanda do mercado (Netflix, Amazon Prime Video, HBO GO, etc).

Esses números ainda não revelam um movimento de mudança da TV por assinatura para as plataformas de streaming, mas mostra a evidente preferência dos geeks pelos formatos digitais. Esse é um público considerado de nicho, onde alguns desses conteúdos de entretenimento só podem ser encontrados nos formatos digitais. Sem falar na praticidade que essa proposta oferece, por permitir o consumo de conteúdo em qualquer lugar.

Por outro lado, é sempre importante destacar que os geeks são os tipos de usuários ou futuros consumidores que as empresas de telecomunicações tanto desejam, pois são eles que melhor podem explorar os seus serviços, sem falar na propaganda positiva direta (ou indireta) que esses usuários podem fazer com o grande público.

A prova disso é que todas as principais operadoras de TV por assinatura já contam com presença cativa nos eventos temáticos dos geeks, e seguem aprimorando os seus próprios aplicativos de vídeo sob demanda para conquistar os fãs de séries, filmes e entretenimento.

 

Via Minha Operadora


Compartilhe