Como o Android 12 vai melhorar a câmera do seu smartphone | TargetHD.net
TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia
Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Tecnologia | Como o Android 12 vai melhorar a câmera do seu smartphone

Como o Android 12 vai melhorar a câmera do seu smartphone

Compartilhe

Quem tem um smartphone quer ter uma ótima câmera para fazer boas fotos e vídeos. No caso dos smartphones Android, isso normalmente está associado aos dispositivos mais caros, e vai além de oferecer sensores excelentes.

O ditado “Potência não é nada sem controle” é muito bem aplicado neste caso. De pouco ou nada serve ter lentes e sensores fotográficos de alta qualidade se o software não é competente o suficiente para gerenciar esse hardware poderoso.

Pois bem, o Android 12 está chegando, e promete melhorar os aspectos fotográficos de todos os dispositivos com o seu sistema operacional, tanto através do aplicativo Google Câmera (que, por sinal, é simplesmente excelente) como nos aplicativos de câmera de terceiros.

Isso mesmo. Dessa vez, o Google vai entrar em sintonia com todos os fabricantes de smartphones e suas câmeras.

 

 

 

O segredo está na API da Camera2

O Android 12 oferece uma série de novidades de software para diferentes aspectos do sistema operacional. Mas falando especificamente dos aspectos fotográficos, o que nos interessa é o que está nos “bastidores” do aplicativo Google Camera, e não no próprio app em si.

A API do Camera2 vai permitir aos desenvolvedores de aplicativos de câmera de outros fabricantes de smartphones (inclusive os apps independentes) a conexão e a utilização da câmera do seu smartphone sem precisar escrever uma linha sequer de códigos específicos para controle e interação com a mesma.

Na prática, isso significa que diferentes aplicativos que utilizam a câmera poderão incorporar este código da API do Google ao seu aplicativo, tornando o funcionamento da mesma algo universal para todos os dispositivos.

Quem sabe dessa forma os smartphones Android passam a entregar uma melhor qualidade nos stories do Instagram…

Os resultados para os usuários poderão ser percebidos justamente nos aplicativos mais populares que acabam utilizando o recurso da câmera, mas não são especializados em fotografias. Por exemplo, muitos usuários já perceberam que registrar uma foto no aplicativo de câmera entrega um resultado melhor do que bater a foto a partir do Instagram, WhatsApp ou Facebook.

Com essa nova API, todas as capturas de fotos realizadas no smartphone, independente do aplicativo utilizado, terão a mesma qualidade. Pode não ser um diferencial muito grande para você, mas para quem prioriza a melhor qualidade possível nas fotos e vídeos, essa é sim uma novidade muito bem vinda.

Com o Android 12, os aplicativos terão uma forma mais fácil de acessar as reais características da câmera do dispositivo, mas também vai agregar métodos para usar os recursos avançados que os fabricantes de smartphones adicionaram para os aspectos fotográficos, como fotos em alta resolução, filtros de embelezamento, modo retrato, HDR e modo noturno.

Além disso, o desenvolvedor pode utilizar qualquer modo automático disponível para o seu aplicativo, desde que o mesmo esteja elegível para a função adequada, dependendo das condições do hardware disponível no telefone.

Em resumo: a API Camera2 vai deixar tudo melhor para todos os envolvidos.

O Google lembra que os desenvolvedores de aplicativos que desejam utilizar os benefícios dessa API devem consultar se o dispositivo em questão conta com a disponibilidade de explorar recursos avançados pelos aplicativos de terceiros. Mas aí é outra história: o avanço alcançado aqui é bem interessante.

 

 

Via Google


Compartilhe