As telas com formato 18:9 e 19:9 estão se tornando mais populares no mundo dos smartphones. Dispositivos de baixo custo começam a receber telas nesse formato, e este formato de tela oferecem vantagens indiscutíveis para os usuários.

Em uma tela maior, qualquer tipo de conteúdo é mais imersivo. Para a leitura, é possível aumentar o tamanho de letra, e você recebe mais espaço para visualizar mais conteúdos no dispositivo.

Para quem passa muito tempo nas redes sociais, as telas maiores permitem a visualização de mais conteúdos reduzindo as necessidades de scroll na tela. E para quem quer ver filmes ou jogar, ter uma boa tela no Android é algo fundamental.

Sem falar na maior produtividade que uma tela maior oferece. As publicações ocupam menos espaço, e é possível ler textos maiores com a necessidade menor de rolar a tela.

É possível obter melhor perspectiva de conteúdo mesmo com o uso de um teclado. Você consegue mais espaço para escrever. E os artistas se beneficiam com mais espaço para desenhar, ilustrar e colorir.

E um dos pontos mais importantes: smartphones com tela no formato 18:9 e 19:9 são mais confortáveis para o uso com apenas uma das mãos, levando em conta que a parte frontal do dispositivo é majoritariamente tela. A sensação oferecida que dispositivos nesse formato são mais compridos resulta em, na prática, ter um dispositivo compacto e confortável de usar.

Para quem já tentou usar o modo de multitarefa, telas maiores oferecem uma maior qualidade na exibição de conteúdos agregados, sem negligenciar nenhum aplicativo escolhido para partilhar a tela, reforçando assim a ideia de aumento de produtividade.

Em resumo: o tipo de tela e até mesmo do smartphone sempre vai depender do gosto pessoal, necessidades e hábitos do usuário. Porém, as vantagens das telas 18:9 são inegáveis. É uma das tendências da telefonia móvel que se consolidaram como realidade efetiva do mercado, e só deve melhorar com o passar dos anos.