A Cloudflare lançou um aplicativo para Android e iOS que ativa de forma bem simples o uso de sua DNS privada nos dispositivos móveis, com o app 1.1.1.1.

Com esse aplicativo, o DNS é ativado com um único botão. A conexão acontece via VPN, de modo que não é possível utilizá-lo de modo conjunto com outra VPN.

O aplicativo facilita o processo de mudança de DNS nos dispositivos móveis, cujo processo tende a ser mais complicado que no Windows e Mac. O app faz tudo por você, e como no caso dos smartphones você só pode se conectar a um VPN por vês, ele não é compatível com outras conexões VPN.

Depois de aceitar a permissão para criar conexões VPN, o processo de ativação se resume em um acionamento de botão. A partir daí, o smartphone começa a usar a DNS do Cloudflare, o que deve resultar em um desempenho 28% mais rápido que a concorrência, respeitando a sua privacidade e apagando os registros a cada 24 horas.

O aplicativo é gratuito para Android e iOS, e já pode ser baixado nas suas respectivas lojas oficiais. Também é possível configurar manualmente a DNS do Cloudflare se você usa com frequência outra conexão VPN. Mas o aplicativo ajuda a vida dos mais leigos.