TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia As telas AMOLED estão com os dias contados | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | As telas AMOLED estão com os dias contados

As telas AMOLED estão com os dias contados

Compartilhe

Essa não é uma afirmação alarmista. Eu sou realista nos meus artigos, e você não caiu em um clickbait. Até porque eu condeno essa prática. Minha missão a partir de agora é entregar conteúdo alinhado com o título.

As telas AMOLED são muito desejadas pelos usuários, mas possuem uma vida útil limitada devido à propensão ao burn-in. E esse é o tipo de problema que tira o sono de muita gente que usa de forma intensa o smartphone todos os dias.

A partir de agora, vou compartilhar algumas dicas que podem ser úteis para expandir a vida útil das telas AMOLED nos smartphones. Não vai evitar o pior, mas ao menos vai manter essa tela funcionando por mais tempo.

 

Explicando o burn-in

O burn-in (ou ‘tela queimada’, em livre tradução) é um defeito na tela onde ocorre uma descoloração visível em determinada região do painel, causada pelo desgaste contínuo dos pixels ao longo do tempo.

Isso pode se manifestar como pequenos pontos mais claros na tela, linhas ou outras formas, e pode acontecer com basicamente qualquer tela de smartphone disponível no mercado. É uma característica proprietária do AMOLED.

O efeito de tela queimada resulta do desgaste dos pontos de luz ou pixels que aparecem em áreas específicas da tela. A gravidade do problema pode exigir a substituição da tela, uma solução que nem sempre é econômica.

Na verdade, quase nunca é barato trocar a tela de um smartphone. Esse é um dos componentes mais caros de qualquer dispositivo. Sem falar que você perde a proteção IP depois da substituição desse componente.

Por isso, é certo que você precisa tomar algumas medidas preventivas para tentar evitar o inevitável. É sim possível manter a sua tela AMOLED funcionando bem, com o menor desgaste possível.

 

As medidas preventivas

A partir de agora, as dicas para manter a sua tela AMOLED funcionando por mais tempo.

Reforço que você não vai evitar o pior na maioria dos casos, mas ao menos vai manter essa tela funcionando bem por mais tempo, o que pode significar (inclusive) uma maior economia a longo prazo para qualquer usuário.

Siga os passos abaixo:

  • Dê um tempo para o smartphone: Desligar o celular por algumas horas pode, em alguns casos, amenizar o problema. Até mesmo os pixels da tela precisam de um descanso. Aproveite a pausa para viver um pouco.
  • Adote o Modo Escuro: Optar por modos escuros, tanto no sistema quanto em aplicativos, e escolher fundos escuros ou em 3D são estratégias eficazes para reduzir o desgaste dos pixels, especialmente em cores brancas e azuis.
  • Use o Modo Noturno durante a noite: Ativar o modo noturno nos ajustes do celular não só previne o burn-in, mas também preserva a saúde visual, ajudando inclusive na boa noite de sono que você pode ter.
  • Use diferentes fundos de tela Trocar frequentemente os fundos de tela, preferencialmente escolhendo os dinâmicos em 3D, distribui o desgaste de maneira mais equitativa, evitando pontos fixos propensos ao burn-in.
  • Remova a barra inferior de comandos: Ativar gestos de deslizamento elimina a barra de botões fixos, reduzindo o desgaste dos pixels naquela área e prevenindo danos à tela. Essa configuração pode ser ajustada nas opções de tela do smartphone.
  • Use um brilho mais fraco na tela: Reduzir o brilho ao mínimo ou usar o ajuste automático é crucial, pois níveis mais baixos de luminosidade fazem com que os pixels trabalhem menos, contribuindo para a prevenção do burn-in.
  • Evite soluções paliativas: Embora existam aplicativos para mascarar o efeito de tela queimada, é aconselhável evitar o uso destes softwares e adotar medidas preventivas mais eficazes. Não existem milagres neste caso.

Compartilhe