TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia As principais operadoras de telefonia do Brasil conseguem reduzir as chamadas de telemarketing? | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Notícias | As principais operadoras de telefonia do Brasil conseguem reduzir as chamadas de telemarketing?

As principais operadoras de telefonia do Brasil conseguem reduzir as chamadas de telemarketing?

Compartilhe

Todo mundo que eu conheço já passou pela desagradável experiência de receber uma chamada telefônica com ofertas de produtos e serviços de telecomunicações das mais diversas categorias, e nos momentos mais inconvenientes. Podem ser até chamadas telefônicas automáticas, que resultam inclusive na adição de serviços que não foram solicitados pelo cliente. Basta atender a ligação, e pronto: o sistema entende que o cliente “aprovou” a adição do serviço ao seu plano.

Algumas operadoras de telefonia foram multadas recentemente pela prática de atrapalhar a vida dos clientes em momentos inadequados com essas ligações. Agora, a Anatel recebeu uma carta de compromisso das principais operadoras de telefonia do Brasil (incluindo TIM, Claro, Vivo, Oi e outras), que prometem combater tal prática.

As empresas se comprometem no termo a criar mecanismos para reduzir o incômodo causado pelas ligações abusivas. Também prometem apresentar em seis meses um Código de Conduta para Ofertas de Serviços de Telecomunicações por meio de telemarketing.

Três pontos motivaram a carta:

1. O excesso de ligações, os horários inconvenientes e a insistência das chamadas por parte das operadoras.
2. O descontrole das prestadoras de serviços de telefonia sobre as empresas parceiras, e a preocupação com o vazamento de dados de consumidores.
3. Os atendentes do setor de vendas que não dão transparência ao consumidor no momento da contratação de produtos e serviços, uma vez que precisam cumprir metas de vendas.

As operadoras que assinaram a carta (Algar, Claro/NET, Nextel, Oi, Sercomtel, Sky, TIM e Vivo) estabelecem os seguintes princípios para tentar contornar a situação:

– Ligar para os consumidores apenas em horários adequados
– Não ligar de forma insistente para os consumidores
– Respeitar o desejo do consumidor de não receber ligações
– Garantir a aderência à Lei de Proteção de Dados Pessoais
– Cooperar na melhoria das práticas de telemarketing em outros setores

A Anatel estima que, desde 2018, as operadoras de telefonia estão relacionadas a pelo menos 30% das chamadas de telemarketing. A agência lembra que a regulamentação não proíbe o telemarketing, mas pode estipular regras para reduzir o incômodo ao consumidor nas novas normas que estão em discussão em 2019.

Agora, se as operadoras vão efetivamente conseguir reduzir as chamadas de telemarketing, deixando o consumidor em paz… eu acho difícil. Sem uma multa pesada contra as operadoras, e uma mudança de postura do usuário (que precisa denunciar tal prática para a Anatel com maior frequência), dificilmente os excessos vão diminuir.

Mas ao menos a carta de compromisso mostra que as multas começaram a pesar no bolso das operadoras. Vamos esperar para ver o que pode acontecer daqui para frente?

 

Via Tecnoblog


Compartilhe