TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia As diferenças entre reiniciar e desligar o smartphone | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | As diferenças entre reiniciar e desligar o smartphone

As diferenças entre reiniciar e desligar o smartphone

Compartilhe

Hoje, vamos responder duas perguntas clássicas do mundo da tecnologia.

  1. O que é melhor: desligar ou reiniciar um smartphone?
  2. Desligar/ligar e reiniciar um smartphone… são a mesma coisa?

Todos nós buscamos procedimentos que podem melhorar o desempenho do nosso smartphone, mas nem sempre compreendemos as diferenças entre atos que são aparentemente similares.

É importante conhecer o que muda em cada opção, mesmo que as diferenças entre elas sejam mínimas. E o mais importante aqui é ter em mente logo de cara que cada um dos procedimentos cumpre com o seu papel de forma notável.

Então, vamos conhecer neste post as diferenças entre reiniciar e desligar/ligar o smartphone.

 

 

 

Reiniciar, um ato mais básico

É o procedimento mais comum para a maioria dos usuários.

Ao reiniciar um smartphone, você não vai limpar a memória temporária por completo. Ou seja, apps que estavam em modo multitarefa e alguns processos que podem consumir mais RAM e bateria permanecem funcionando depois da reinicialização completa do dispositivo.

Em termos práticos, é só o sistema operacional que vai se desligar por completo, algo que se faz necessário quando este software recebe uma atualização.

Na maioria dos casos, a reinicialização do smartphone é indicada como procedimento principal para resolver a maioria dos problemas que podem aparecer no telefone. Incluindo é claro a reinicialização forçada do dispositivo em caso de falhas mais críticas.

Por outro lado, se após reiniciar o telefone o comportamento errático continua (principalmente nos casos de consumo exagerado de bateria e recursos), talvez seja melhor seguir para o segundo método em destaque neste post.

 

 

 

Desligar o smartphone por completo, um ato avançado

É a forma mais completa para desligar um telefone, e é a que leva mais tempo para devolvê-lo ao estado normal de uso.

Este procedimento leva mais tempo para recarregar os elementos do software, exigindo segundos extras para deixar o telefone pronto para o uso. O ato é recomendado em cenários onde você não vai usar o smartphone em algumas horas ou dias, limpando todas as informações de multitarefa e outros serviços ativos em segundo plano.

Também recomendamos o desligar/ligar o smartphone nos casos de manutenção ou manipulação de elementos de hardware, para que o software identifique todos os elementos como devidamente funcionais.

 

 

 

O que é melhor entre os dois procedimentos?

Essa é mais uma pergunta que entra na já clássica categoria de resposta que fica em aberto: depende.

Tudo vai depender da situação que você se encontra no momento. Como já destacamos neste post, o seu smartphone pode ter recebido uma atualização do Android e, neste caso, reiniciar o dispositivo será o suficiente para complementar as configurações pendentes.

Agora, se você não vai usar o telefone por algum tempo, ou se vai realizar uma manutenção de hardware, ou se algum software apresentou alguma falha crítica que precisa ser resolvida com maior urgência, é mais do que recomendado neste caso que o dispositivo seja completamente desligado e ligado novamente em um momento posterior.

O mais comum e recomendado para a maioria dos casos é mesmo a reinicialização do smartphone, procedimento que é mais que suficiente. Porém, de novo, tudo vai depender da situação em si e de sua gravidade.


Compartilhe