Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | As diferenças entre o USB-C e a Thunderbolt

As diferenças entre o USB-C e a Thunderbolt

Compartilhe

Pode parecer a mesma coisa, mas não é.

Os computadores mais modernos contam com portas USB-C, onde algumas delas contam com a função Thunderbolt. De forma equivocada, alguns usuários mais leigos utilizam esse recurso sem identificar a diferença entre uma tecnologia e outra e, por conta disso, não exploram todo o potencial disponível nos dispositivos.

Hoje, todos os MacBooks, Chromebooks e notebooks com Windows contam com pelo menos uma porta USB-C, e mesmo que uma porta Thunderbolt tenha a mesma estética, ela não conta com a mesma função.

A evolução da tecnologia USB-C foi notável, e todos nós temos o direito de aproveitar o melhor que esse avanço pode oferecer.

 

As diferenças entre o USB-C e o Thunderbolt

A cada nova geração de portas USB-C recebemos maiores velocidades de recarga de bateria e transferência de dados, além do envio de vídeo em uma resolução maior e em modos mais avançados. E considerando a evolução dessa tecnologia, duas tecnologias foram determinantes para isso: a Power Delivery (PD) e a Thunderbolt.

Muitos dos dispositivos eletrônicos disponíveis no mercado neste momento (smartphones, tablets, notebooks, desktops etc.) são compatíveis com as duas tecnologias. Mas elas contam com características bem diferentes, onde qualquer usuário pode aproveitar o melhor de cada uma delas.

Para a melhor compreensão, é preciso deixar mais claro quais são essas diferenças entre as duas propostas.

O USB-C nada mais é do que o formato do conector. Apenas como referência: aquele cabo com ponta retangular é o USB-A, e o novo padrão é em formato ovalado, disponível nos padrões USB 3.2 e USB 4.

A Thunderbolt é uma interface de hardware desenvolvida para aumentar a velocidade de transferência de dados. Ela “estreou” no MacBook Pro da Apple, mas quando a terceira geração dessa tecnologia chegou, ela ficou disponível para qualquer porta USB-C. Hoje, a sua última interação é a Thunderbolt 5.

Na prática, um cabo Thunderbolt pode receber um conector USB-C, mas nem todo conector USB-C conta com alimentação Thunderbolt.

 

O que é o USB-C com tecnologia Thunderbolt?

Para uma compreensão mais simples da combinação dos dois termos, a Thunderbolt deve ser encarada como uma certificação de largura de banda de dados, entregando velocidades de transferência mais rápidas.

Logo, uma porta USB-C que não suporta a interface Thunderbolt pode transferir dados a uma velocidade de até 20 Gbps no caso de uma porta USB 3.2. Se for uma porta USB 3.1, essa velocidade é de até 10 Gbps.

Já uma porta USB-C compatível com o Thunderbolt pode duplicar essa velocidade, alcançando até 40 Gbps, permitindo não apenas o envio de arquivos com uma velocidade muito maior, mas também largura de banda suficiente para transmitir o sinal de vídeo com eficiência e qualidade.

Outro ponto importante de esclarecimento: nem todas as portas USB-C compatíveis com Thunderbolt são iguais.

Existem dois tipos de portas USB-C que suportam o Thunderbolt (1, 2, 3 e 4, sendo este último o mais avançado). E apesar dos dois tipos de portas conseguir transferir dados em sua máxima velocidade de 40 Gbps, a Thunderbolt 4 é significativamente melhor na hora de enviar o sinal de vídeo.

Na prática, uma porta USB-C com Thunderbolt 4 pode trabalhar com dois monitores externos enviando sinais de vídeo em 4K ou com um monitor em 8K. E essa tarefa é muito mais complexa para uma porta com Thunderbolt 3, que podem suportar no máximo um monitor externo em 4K.

Agora, ficou um pouco mais claro para você que pretende escolher um novo computador com USB-C compatível com Thunderbolt. Se você comprar um dispositivo com a quarta geração dessa tecnologia de envio de dados em alta velocidade, terá um produto que vai funcionar bem por muitos anos, com uma ótima flexibilidade de uso.

Considere todas essas informações antes de realizar a sua próxima compra.


Compartilhe