TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia As crianças de hoje não pedem consoles e jogos de videogames como presente de Natal | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Games | As crianças de hoje não pedem consoles e jogos de videogames como presente de Natal

As crianças de hoje não pedem consoles e jogos de videogames como presente de Natal

Compartilhe

Estamos testemunhando mudanças sensíveis nas preferências infantis nos presentes de Natal (e até mesmo em outras datas comemorativas, como aniversário e Dia das Crianças).

Neste momento, as crianças preferem cartões de assinatura ou dinheiro virtual para jogos como Roblox e Fortnite em vez de consoles ou jogos físicos. Até porque tudo está em modo digital no mundo de hoje.

Apesar de muitas crianças contarem com um Nintendo Switch com jogos tradicionais, as crianças optam por jogar títulos como Fortnite, que majoritariamente estão em formato digital.

 

Os pedidos específicos das crianças de hoje

Na época de Natal, as crianças solicitam passes de Fortnite ou cartões de assinatura para Netflix, alinhando-se com as preferências de seus amigos. É o reflexo de uma cultura de consumo de conteúdo on demand que se estabeleceu.

Um estudo da Associação de Software e Entretenimento (ESA) dos EUA revelou que os videogames continuam populares, mas as preferências de presente mudaram.

72% dos menores de 17 anos pedirão neste Natal um presente relacionado aos videogames, com uma diferença nas preferências entre meninos (89%) e meninas (59%).

Antes, o foco estava nos jogos mais recentes ou consoles de última geração. Agora, as assinaturas anuais para serviços como Game Pass, PlayStation Play ou Nintendo Online lideram com 39% de preferência.

Quem deve agradecer por isso são os pais, que podem economizar um bom dinheiro pagando pela assinatura anual das plataformas em um valor único no lugar de comprar jogos que são normalmente mais caros.

Por outro lado, as crianças entendem que essa é a melhor relação custo-benefício no momento. O preço de uma assinatura anual representa um ano de vários títulos disponíveis sem custos adicionais.

Todos ganham com isso de alguma forma.

 

Os consoles ainda são populares

Os consoles tradicionais ainda são populares entre as crianças, ficando segundo lugar na preferência de presentes natalinos mais populares com 39%, seguidos por acessórios de jogos como gamepads ou fones de ouvido (32%).

Por outro lado, também é observado um aumento na demanda por dinheiro virtual. 29% das crianças pedirão PaVos para Fortnite e Robux para Roblox, indicando uma crescente preferência por itens virtuais em vez de jogos físicos.

E isso é algo bem fácil de se explicar.

As crianças cresceram com dispositivos móveis, influenciando sua preferência por jogos gratuitos com microtransações, impulsionando um próspero mercado para as empresas.

É óbvio que a prática da microtransações é altamente questionada em diversos países, pois em alguns casos ela se assemelha aos jogos de azar.

De qualquer forma, estamos diante dos reflexos dos novos tempos, e da mudança clara de comportamento do consumidor das novas gerações. Embora os consoles ainda registrem altas vendas, a média de idade do público está aumentando, com jovens migrando de jogos móveis para títulos mais avançados posteriormente.

De fato, são os gamers mais velhos os maiores consumidores de jogos de videogames, e isso também se explica pelo fato desses produtos serem relativamente caros, e crianças não trabalham para conseguir dinheiro.

Não é incomum ver os adultos montando game rooms com os consoles de última geração e TVs enormes para se divertirem com os jogos avançados.

E as crianças e adolescentes de hoje fatalmente farão isso no futuro, depois que conseguirem o primeiro ou o segundo emprego.


Compartilhe