Compartilhe

Ainda é cedo para falar da próxima versão do sistema operacional móvel Android, mas algumas novidades das versões preliminares do Android Q começaram a aparecer, e são muito importantes para não receber a nossa atenção e alguns breves comentários.

O futuro Android Q promete oferecer aos usuários novidades mais chamativas, e entre elas estão um modo escuro para toda a interface, além de um melhor gerenciamento das permissões e da privacidade dos dados. Mas o que realmente é interessante nesse futuro novo software ainda é o modo desktop que, na teoria, entrega os mesmos resultados alcançados com o Samsung DeX ao conectar o smartphone a um monitor.

 

 

Modo escuro de forma nativa em toda a interface Android

 

 

O pessoal do site XDA-Developers revelou essas novidades com várias capturas de telas, onde eles analisam todo o conteúdo apresentado. É especialmente curiosa essa integração do prometido modo escuro que, sem sombra de dúvidas, será algo muito bem vindo para um grande número de usuários (eu, inclusive).

Também teremos um gestor de permissões mais trabalhado. Por exemplo, ele informa das permissões mais utilizadas pelos aplicativos, o que é interessante por oferecer ao usuário a opção de aceitar permissões apenas quando o aplicativo está em uso, e não quando ele está funcionando em segundo plano.

 

 

Outra grande novidade que o Android Q vai trazer (e que é esperada por muita gente) é o modo desktop, onde os desenvolvedores do Google estão trabalhando. Por enquanto, a opção aparece nos menus, mas não pode ser ativada. Mas tudo indica que a mesma dará a capacidade para qualquer smartphone alcançar os mesmos resultados das tecnologias DeX da Samsung ou PC Mode da Huawei.

As várias opções para desenvolvedores também se destacam. Por exemplo, uma delas está relacionada aos jogos nos smartphones, enquanto que outra se alinha com a integração de um sistema nativo de gravação de vídeos com o que acontece na tela. Será interessante ver até que ponto essas novidades são efetivas, e para quais tipos de usuários.

 

 

No final das contas, a boa notícia que podemos extrair dessas primeiras informações é que, ao que tudo indica, o Android Q será uma versão especialmente ambiciosa nas novidades de recursos e funcionalidades.

 

 

 

Via XDA-Developers


Compartilhe