TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Ajustes para desconectar do smartphone durante o verão | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Ajustes para desconectar do smartphone durante o verão

Ajustes para desconectar do smartphone durante o verão

Compartilhe

Quando você ler este post, o verão estará em alta, e eu espero que você esteja aproveitando esse momento de pausa no trabalho para descansar um pouco. Eu mesmo estou fazendo isso: a essa hora, estou fazendo qualquer outra coisa no lugar de escrever posts sobre tecnologia.

Não me leve a mal, amigo leitor. Eu amo o que eu faço, mas sei que preciso de um descanso de tempos em tempos. E acredito que você também merece dedicar um tempo para você mesmo.

E uma das formas mais interessantes para aproveitar essa pausa de verão é “se dando um tempo” das redes sociais e da conectividade do smartphone.

 

 

 

Por que você precisa “dar um tempo” do smartphone?

Talvez o principal motivo para se tirar férias do smartphone seja mesmo a saúde mental.

Passamos os últimos anos de nossas vidas bombardeados por notícias de todos os tipos (principalmente de notícias ruins, infelizmente). E as férias de final de ano/começo de ano existem também para dar uma respirada desse turbilhão de informações, pois dessa forma podemos (quem sabe) ficar melhor para encarar os próximos meses de nossas vidas.

Logo, ficar um pouco longe do smartphone, das notícias que chegam através do dispositivo e das redes sociais ajudam (e muito) nesse processo de manutenção da saúde mental.

Além disso, passar mais tempo com as pessoas que amamos de modo presencial ou aproveitar os dias ensolarados para curtir a natureza são ótimas formas de oxigenar a nossa condição emocional para encarar o restante do ano que só está começando.

Nenhuma máquina consegue trabalhar de forma constante e contínua, e o seu smartphone também merece uma pausa no funcionamento constante.

Por isso, outro motivo plausível para “dar um tempo” no uso do smartphone é a própria integridade funcional do dispositivo, que merece ter uma pausa para não ficar sobrecarregado de dados ou superaquecido pelo uso constante.

Sem falar que você certamente vai querer ir ao cinema sem receber notificações do grupo do pessoal do trabalho ou das redes sociais que você segue. Pelo menos duas horas onde só estão envolvidos você, alguém que você ama, um enorme balde de pipoca com dois litros de refrigerante e um filme qualquer do Michael Bay cheio de explosões.

Isso são pode ser chamado de férias perfeitas.

Dito isso, vou começar a mencionar quais são os itens do seu smartphone que precisam ser desativados ou bloqueados para que você aproveite melhor as férias.

 

 

 

Remova as notificações das redes sociais

Tudo bem, vivemos em sociedade, precisamos de outras pessoas para alguns aspectos da vida e muitos de nós não conseguem viver sem ficar por dentro da viagem daquele amigo ou amiga para o Caribe.

Mas vale a pena dar um tempo em tudo isso para viver um pouco a própria existência no planeta em período de férias.

Desativar as notificações das redes sociais no smartphone é um favor que você está fazendo para você mesmo.

Dessa forma, você evita não apenas as distrações constantes em ficar consultando o smartphone o tempo todo em busca de novidades, como também encontra um pouco de paz de espírito para relaxar e se divertir durante as férias.

Não ter que conviver com a pressão social de ficar por dentro de tudo o que está acontecendo com os seus amigos (e até mesmo com as pessoas que eu sei que você não gosta) é parte da tal da manutenção de saúde mental que mencionei um pouco antes.

Sem falar que a sua saúde emocional também vai se beneficiar dessa medida. Afinal de contas, o foco de sua atenção será os passeios que você vai fazer, as paisagens que vai testemunhar e as pessoas que você vai encontrar nesse mundo presencial que existe e, em muitos casos, você nem sabe que existe.

Logo, antes de pegar a estrada para viajar, realize todas as alterações que resultam no limite ou silenciamento das notificações nas redes sociais que você usa.

Ou se deseja uma maior praticidade e eficiência nessa tarefa com o menor esforço possível, pode aproveitar a próxima dica, que é sucesso garantido para a paz interior durante as férias.

 

 

 

Use o Modo de Concentração ou o Modo Sem Distrações

Os modos de Concentração ou Sem Distrações estão presentes tanto nos smartphones Android como no iPhone (iOS), e permitem que o usuário configure o dispositivo para que ele gere o mínimo de distrações possível durante um período de tempo.

Por exemplo, você pode limitar o volume de notificações de e-mails ou redes sociais, ajustar o intervalo de tempo que os aplicativos vão fazer o download de novas mensagens recebidas, reduzir o tempo de acionamento da tela para as notificações, entre outros.

Esse recurso facilita a vida dos usuários que não querem perder tempo algum na hora de alterar as configurações de cada aplicativo de rede social ou comunicação instantânea (e app de e-mails, inclusive), já que o mesmo ajuste feito aqui vale para todos os softwares instalados no dispositivo com as mesmas características.

Por outro lado, você mantém alguns ajustes do smartphone ativos para necessidades mais pontuais como, por exemplo, a conectividade de dados e o pleno funcionamento das chamadas de voz recebidas e realizadas.

São modos que podem ser de ótima ajuda para os usuários iniciantes ou menos experientes. Mas não chega perto de ser a solução perfeita para quem precisa tomar medidas drásticas para não enlouquecer durante o período de férias.

 

 

 

Use o Modo Não Perturbe

Diferente dos modos de Concentração e de Sem Distrações, o Modo Não Perturbe desabilita todos os tipos de notificações possíveis e/ou imagináveis no smartphone.

Se bobear, você nem vai perceber que o seu telefone está ali do seu lado, pois nem mesmo o sistema de vibração vai funcionar por conta de qualquer mensagem ou telefonema recebido naquele aparelho.

O Não Perturbe cumpre o que promete: ele vai silenciar por completo as notificações de todos os recursos do smartphone, incluindo aplicativos em segundo plano, mensagens via SMS e chamadas recebidas pela linha móvel ou por apps de comunicação.

Em alguns smartphones Android, o software possui funcionalidades específicas para não deixar o usuário completamente isolado do mundo. Por exemplo, é possível definir que o smartphone vai começar a tocar a sua campainha se a chamada recebida vier de um mesmo número que telefonou em 15 minutos ou menos. Isso indica para o sistema que aquela pessoa quer falar com você de forma urgente.

O modo Não Perturbe é um dos mais utilizados pelas pessoas que não querem ser incomodadas por amigos e familiares durante as férias. Até porque sempre é possível consultar em um momento posterior todas as notificações recebidas e eventos pendentes no telefone.

É só encontrar um momento conveniente para realizar essa consulta.

 

 

 

Pause os aplicativos

A última dica pode ser interessante para quem quer economizar bateria no seu smartphone durante as viagens de férias e entendem que nenhuma das dicas que apresentamos neste post até agora contemplam especificamente essa maior autonomia de uso.

Todo smartphone é um computador com dimensões diminutas. E, por conta disso, ele recebe um sistema operacional que, por sua vez, pode trabalhar com aplicativos em segundo plano.

Esses apps ficam residentes na memória, e não apenas podem seguir enviando notificações para o seu telefone mesmo contra a sua vontade, como também pode drenar a bateria do dispositivo, já que você nunca vai consultar se esse app tem novas interações ou mensagens (principalmente se você ativou o modo Não Perturbe antes).

Logo, pode ser um ato de inteligência ou uma questão de bom senso (e fica a seu critério definir em qual grupo você se encontra) pausar os aplicativos que estão em segundo plano enquanto você adota uma das soluções que indiquei neste post.

Além de deixar os modos de controle de notificações e atividades no smartphone ainda mais eficientes, você pode garantir uma autonomia de bateria ainda maior no final do dia, o que sempre pode ser útil para quem quer chamar o Uber para voltar ao hotel, ou dar aquela conferida rápida no WhatsApp para saber se não perdeu nenhuma mensagem importante.


Compartilhe