Compartilhe

Em 2015, a Valve apresentava as suas Steam Machines, uma espécie de videogame combinado com computador que não vingou no mercado. O produto vinha com um controle, o Steam Controller, que funcionou muito bem no mercado e foi atualizado ainda em 2015, conquistando em apenas um ano meio milhão de jogadores.

Pois bem, chegou a hora de dizer adeus para o Steam Controller.

A Valve está vendendo o Steam Controller em seu site por apenas US$ 5, 90% mais barato que o valor original. O motivo é bem claro: este é o último lote do produto à venda, e o mesmo deixará de ser fabricado.

 

 

Fora de estoque

 

 

O fim da produção do Steam Controller não quer dizer que ele vai deixar de ser utilizado. O produto ainda é funcional e compatível com os sistemas habilitados para ele. Este é um dos controles mais precisos do mercado por causa de seus trackpads, com uma vibração háptica excelente, que entrega uma resposta plena ao deslizamento dos polegares.

O controle é altamente personalizável, com suas configurações criadas e compartilhadas pela comunidade de usuários. Os trackpads podem emular a sensibilidade do mouse, algo crucial nos jogos de PC. Por outro lado, é um controle que exige uma certa curva de aprendizado pela localização dos trackpads e seu formato.

No final de 2018, o Steam Controller alcançou a marca de 1.3 milhão de unidades vendidas, com 8% de taxa de uso dentro do Steam, ficando bem atrás do controle do Xbox (360 e One) como o controle mais popular da plataforma, com 64%.

Em vários mercados europeus, o Steam Controller já está com o seu estoque esgotado, e estamos diante do fim de um dos produtos mais emblemáticos dos últimos anos dentro do segmento de periféricos alternativos no mercado de games. Quem tem uma unidade do controle pode se considerar um felizardo, pois tem um autêntico e relevante item de colecionador.

Agora, o futuro imediato da Valve passa pela realidade virtual (a prova disso é o anúncio do novo título de Half Life) e pelo streaming. Recentemente, a empresa anunciou o Steam Link Anywhere, serviço que permite a retransmissão dos jogos do Steam para a tela de um smartphone Android ou iOS. Não é exatamente a mesma proposta do Google Stadia, já que o computador deve permanecer ligado para executar o jogo, e o streaming acontece em modo local, onde o PC envia a imagem para o telefone. Mas é uma forma simples e gratuita para jogar a partir de (quase) qualquer lugar os jogos de sua biblioteca.

 

Via The Verge


Compartilhe