Compartilhe

Tem gente que é chefe, mas não sabe mandar. Tem gente que é líder, mas não é chefe.

Sim. Não é fácil entender os dois lados.

Ultimamente, eu tenho me deparado com uma situação peculiar: algumas pessoas que estão na posição de chefia, mas que acham que podem mandar em tudo sem ter o perfil para o posto de liderança. Muitas pessoas entendem que são o cargo, mas não que estão no cargo. E essa é uma situação muito comum em diferentes segmentos da sociedade, principalmente no campo empresarial.

Por outro lado, algumas pessoas não estão institucionalizadas nos postos de chefia de uma determinada organização, mas acabam assumindo naturalmente o papel de líder, pois contam com um perfil mais alinhado com as características dessa função. Podem não mandar, mas são pessoas com liderança nata.

Saber compreender a diferença entre os dois cenários pode ser algo fundamental para o sucesso de qualquer empresa.

Mandar e liderar são coisas bem diferentes, mas para algumas pessoas (e para algumas empresas também) isso é um pouco difícil de compreender e absorver. Por isso, para algumas pessoas (e alguns gestores, por assim dizer), é preciso desenhar a situação.

Logo, apresentamos para você mais um infográfico que mostra melhor essas diferenças entre chefe e líder, com o objetivo principal em fazer você e sua empresa não se envolver nesse duelo entre chefiar e liderar. Ou você busca um denominador comum entre os dois pontos, ou usa o bom senso e abraça a segunda opção.

Afinal de contas, é sempre melhor ter um bom líder do que ter um chefe mais ou menos.

Infográfico a seguir.

 

 

Jefe o líder: la batalla interminable entre poder y liderazgo
Infografía ofrecida por Wrike – Herramientas Para Gestión De Proyectos


Compartilhe