Adaptadores USB para HDMI: realmente funcionam? Ou são uma enganação? | TargetHD.net
TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Adaptadores USB para HDMI: realmente funcionam? Ou são uma enganação? | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Adaptadores USB para HDMI: realmente funcionam? Ou são uma enganação?

Adaptadores USB para HDMI: realmente funcionam? Ou são uma enganação?

Compartilhe

Várias lojas online estão oferecendo produtos que são promovidso como “adaptadores USB para HDMI”, que prometem “enviar a imagem de uma porta USB para um monitor ou TV com conexão HDMI”.

Isso realmente funciona? Ou é apenas uma enganação?

Vamos tentar descobrir isso juntos, nesse post.

 

 

Os adaptadores USB para HDMI funcionam?

 

 

Antes de responder a essa pergunta, é preciso estabelecer as diferenças entre os diferentes padrões USB que existem hoje, e o que eles podem fazer em termos de velocidade de transferência dedados.

Hoje, os três padrões mais comuns nos notebooks e desktops são USB 2.0, USB 3.0 e USB 3.1. Cada padrão admite velocidades de transferência diferentes:

Velocidade máxima do USB 2.0: 480 Mbps ou 60 MB/s
Velocidade máxima do USB 3.0: 4,8 Gbps ou 600 MB/s
Velocidade máxima do USB 3.1: 10 Gbps ou 1.250 MB/s

A partir disso, existem diferentes adaptadores com diferentes interfaces de conexão, dependendo do padrão suportado. E enquanto os adaptadores USB 3.1 para HDMI contam com uma porta USB Type-C, os adaptadores USB 2.0 e 3.0 para HDMI contam com uma interface USB-A tradicional.

Baseado nos dados previamente mencionados, a resolução máxima suportada por cada um dos adaptadores depende do padrão adotado e das características do adaptador. Leve em consideração que a tecnologia implementada no adaptador não duplica a imagem do computador, mas converte dados binários transmitidos através da conexão USB para a imagem através de um conversor, razão pela qual é necessário um programa adicional.

De um modo geral, é simples estabelecer um mapa de resoluções em função do padrão:

Resolução máxima do USB 2.0: Full HD (1.920 x 1.080 pixels) a 30 FPS
Resolução máxima do USB 3.0: 2K (2.560 x 1.440 pixels) a 50 FPS
Resolução máxima do USB 3.1: 4K (3.840 x 2.160 pixels) a 30 FPS

 

 

Mas… afinal de contas… esses adaptadores funcionam ou não?

 

 

Sim, funcionam. Mas não entregam a qualidade máxima prometida como padrão. Em regra, os adaptadores USB 2.0 e 3.0 para HDMI contam com uma resolução máxima de 800 x 600 e 1920 x 1080 pixels.

Outra coisa que você deve levar em consideração é a latência, ou o tempo que leva o adaptador em duplicar a imagem do computador para a tela. A não ser que você use um adaptador de qualidade, o tempo de resposta será bem alto para algumas tarefas (como edição de vídeos e jogos online). Também é provável que a taxa de frames por segundo (FPS) não será a mais estável ou a prometida pelo fabricante.

Sobre os adaptadores USB 3.1 para HDMI com interface USB Type-C, eles sim são compatíveis com a resolução prometida. Também com resoluções 2K a 60 FPS com tempos de resposta imediatos a ponto de uma transmissão acontecer sem qualquer tipo de latência.


Compartilhe