Compartilhe

Existem vários tipos de monitores no mercado hoje, mas os mais comuns são aqueles que contam com as tecnologias de tela dos tipos IPS e TN. Uma vez escolhida a resolução e a taxa de atualização, esse é o fator mais importante para uma boa experiência gaming. E nesse post, explicamos as principais diferenças entre essas duas tecnologias.

 

 

As vantagens e desvantagens dos monitores IPS para games

 

 

Os monitores IPS (In-Plane Switching) são hoje os tipos de tela mais comuns no mundo da informática, pelo baixo custo de fabricação e pelas suas vantagens.

A vantagem mais relevante dos monitores IPS está na profundidade e reprodução de cores. Com uma profundidade de até 8 bits, essas telas podem representar uma gama de cores muito maior que as telas TN, o que resulta em uma maior pureza de tons escuros e uma qualidade de imagem significativamente superior em resoluções mais baixas.

Outra vantagem da tela IPS está nos ângulos de visão, admitindo até 178 graus na horizontal, onde a imagem não perde cor ou brilho.

A principal desvantagem das telas IPS está no limite físico de frequência oferecida, com um nível de Hz mais baixos, algo essencial na hora de jogar games online relacionados com o shooter. Hoje, nenhuma tela LCD IPS oferece 240 Hz, mas sim 144 Hz. Sem falr no tempo de resposta, que oscila entre os 4 e 5 milissegundos.

 

 

As vantagens e desvantagens dos monitores TN para games

 

 

As telas TN (Twisted nematic) tem mais tempo de mercado, e sua principal vantagem está no tempo de resposta que, de um modo geral, parte de apenas 1 milissegundo.

Isso é muito útil em jogos onde a rapidez é essencial para o sucesso. A isso, somamos a capacidade das matrizes das telas TN para reproduzir imagens em altas frequências, em até 240 Hz e sem precisar aumentar o orçamento de forma significativa.

Sobre as desvantagens dos monitores TN, podemos citar a pobre reprodução e profundidade de cores. Com uma profundidade de apenas 6 bits, o espectro de cores é limitado a 260.000, afetando diretamente os ângulos de visão, deformando o brilho e as cores da imagem quando usamos o monitor em um ângulo que vai além dos 90 graus.

 

 

Qual é o melhor para os games?

 

 

Pelas características e capacidades, os monitores TN são os melhores para gaming apenas se o seu uso se limita os jogos. Para quem precisa trabalhar com edição ou reprodução de vídeos e imagens, a tela IPS é a mais recomendada para entregar uma gama de cores mais fiel possível à realidade.


Compartilhe