Compartilhe

A NASA continua comemorando os 50 anos da chegada do homem à Lua, com o lançamento da Apollo 11 e o pouso do módulo lunar que transportava Neil Armstrong e Buzz Aldrin. Por isso, decidiu mostrar uma lista de tecnologias que temos hoje graças a esta missão.

 

 

Mais de 50 anos de inovações

 

 

A NASA publicou um vídeo em seu canal do YouTube onde mostra a tecnologia que temos hoje em dia graças ao que foi desenvolvido para a missão que levou o homem à Lua.

 

 

Tecnologia resultante do lançamento

 

Apenas e tão somente pelo lançamento da Apollo 11 (e não podemos chamar esse evento de “apenas”, pois considerando a tecnologia da época, esse é um evento sem precedentes) que colocou três homens na órbita da Terra para depois despachá-los para a Lua em quatro dias, hoje temos amortiguadores em edifícios, que conseguem manter as estruturas fixas mesmo depois de um abalo sísmico.

 

 

Além disso, a tecnologia espacial evoluiu ao ponto de auxiliar o desenvolvimento de monitores médicos, onde é possível saber qual é o estado de saúde de uma pessoa quando a mesma está conectada a estes monitores.

 

 

Tecnologia resultante da exploração lunar

 

Para proteger os astronautas da radiação solar, eram utilizados equipamentos especiais nos trajes e na nave. Essa tecnologia evoluiu a ponto de chegar nas barreiras radiantes reflexivas, que hoje é utilizado para para proteger as pessoas e suas residências do calor intenso e da radiação.

Além disso, os trajes dos astronautas levaram às pesquisas das telas de polímero que salvaram muitas vidas ao longo das décadas, principalmente nos casos dos bombeiros e dos militares.

 

Apollo 11 NASA

 

 

Tecnologia resultante da volta para a Terra

 

Para trazer os astronautas com vida de volta para a Terra, foram utilizados botes infláveis salva-vidas, que começaram a ser utilizados em embarcações e aviões que deveriam realizar aterrizagens forçadas.

 

Apollo 11 NASA

 

Além disso, a tecnologia utilizada no regresso à Terra evoluiu para ajudar a qualidade de vida das pessoas, principalmente nas pilhas recarregáveis para aparelhos auditivos que ajudaram a incontáveis pessoas ao redor do mundo.

 


Compartilhe