Compartilhe

Jony Ive anunciou a sua saída da Apple, e muita gente está fazendo o seu flashback nostálgico sobre os seus grandes acertos e produtos polêmicos que passaram pelas suas mãos em mais de 30 anos na gigante de Cupertino. Nesse post, vamos revisar os produtos mais geniais que Ive influenciou com sua visão de design singular.

 

 

iMac G3

 

 

Lançado em 6 de maio de 1998 e descrito por Steve Jobs em sua apresentação como “um produto de outro planeta (…) um planeta com melhores deisngers), onde o ‘i’ no nome iMac significava Internet, Indivíduo, Instruir, Informar e Inspirar.

Muitos conhecem este como o iMac original, e este foi o primeiro produto com a parceria Steve Jobs e Jony Ive, pouco tempo depois que Jobs voltou para a Apple. Foi um sucesso comercial importante para uma empresa que estava próxima de quebrar.

 

 

iPod e iPhone

 

 

Em outubro de 2001, o iPod foi apresentado, e se transformou na ponta de lança da Apple, com vários sucessos. O pequeno reprodutor de música promoveu uma mudança radical na forma de comercializar produtos e conteúdo. A versão Classic foi descontinuada em 2014, e os modelos Nano e Shuffle desapareceram em 2017. Porém, o iPod Touch sobrevive, e virou um mini console portátil.

Em 9 de janeiro de 2017, a Apple fez história com o lançamento do iPhone, que revolucionou o setor de telefonia. Jobs descreveu o produto como “revolucionário e mágico, que estava literalmente cinco anos a frente de outros telefones móveis”. Ive comentou em várias oportunidades que a empresa quase cancelou o projeto do iPhone por muitas vezes, justamente por causa do design do produto. Pois bem, em apenas cinco anos eles venderam 250 milhões de iPhones.

 

 

iPad (2010)

 

 

Jobs apresentou o iPad como “o meio do caminho entre smartphone e notebook” e, ao lado do Apple Watch (2014), temos produtos que criaram precedentes no mercado, e hoje dominam os seus respectivos segmentos.

Ive comentou que as pessoas não querem que um relógio se pareça com algo padrão, entregando assim um complemento muito pessoal e um diferencial para o usuário. E por isso o Apple Watch levou três anos no seu desenvolvimento.

 

 

Não apenas produtos, mas também edificações

 

 

Seis anos de trabalho e US$ 5 bilhões investidos resultaram no Apple Park, uma construção com 2.6 milhões de metros quadrados. O prédio recebe 12 mil funcionários, inclui o Theather Steve Jobs com capacidade para 1.000 pessoas, uma cafeteria aberta ao público, ginásios, vários centros de pesquisa e áreas restritas, e um bosque que complementa mais de 3 km de áreas verdes.

O objetivo de Jobs e Ive era integrar a edificação com o meio ambiente e o entorno ao seu redor. Hoje, o Apple Park conta com quatro pisos, pois a ideia de Jony Ive era que prédio tivesse o menor número de andares possível, evitando o uso de elevadores. E é no quarto andar que está o departamento de design e os altos executivos da empresa.


Compartilhe