O Facebook chama de Feed de Notícias, mas todos nós chamamos simplesmente de Facebook. É onde entramos e ão saímos mais quando usamos a rede social, porque tudo vem à nós.
E o Facebook quer que a gente não saia de lá.
O Feed de Notícias completou 10 anos, e evoluiu muito nesse tempo. Deixou de ser uma rede social feia para muitos para se tornar o centro dos nossos círculos sociais.
Para comemorar os 10 anos, o Facebook mudou de novo o seu Feed de Notícias, e ainda que não seja uma mudança estética, é sim uma mudança importante.
As mudanças são internas, e a não ser que você não gerencie uma página, sequer vai se dar conta. O objetivo aqui é que o usuário fique mais informado e ao seu gosto sobre o que mais o interessa.
A ideia é mostrar primeiro a informação relativa que acontece em nossos círculos mais próximos. Muitos reclamam que, em casos onde temos 100 contatos na rede social, apenas 10 são amigos reais.
Pois bem, o Facebook vai se centrar nesses 10 e mostrar apenas as notícias desses 10.
Para isso, eles melhoraram o seu algoritmo que medirá os níveis de interação que você tem com essas pessoas, e que essas pessoas tem com você.
Isso não quer dizer que vai prevalecer apenas as informações dos contatos em relação às páginas. A mesma mecânica de interação vale para as páginas, exibindo informações de acordo com o nosso interesse maior.
Pode parecer um sistema fechado, mas visa melhorar as possibilidades dos usuários modificarem suas preferências.
Ainda que poucos usuários utilizem a opção para “abrir círculos”, o Facebook promete que seu algoritmo vai levar em conta as novas páginas ou as paginas que o usuário não costuma visitar, para assim oferecer uma melhor experiência de uso.
A evolução do Feed de Notícias do Facebook, em imagens