TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia A combinação de teclas que pode resolver qualquer congelamento no seu computador | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | A combinação de teclas que pode resolver qualquer congelamento no seu computador

A combinação de teclas que pode resolver qualquer congelamento no seu computador

Compartilhe

Você está lá, jogando o seu videogame favorito ou trabalhando naquele projeto importante, quando ‘do nada’ o seu computador para de funcionar. E pior: o seu teclado congela. Nenhuma tecla funciona.

E você começa a suar frio, temendo pelo pior.

Isso com certeza já aconteceu com você pelo menos uma vez ao longo de sua vida, e o desespero que passa em sua alma é um sentimento que é bem comum entre os usuários de computadores ao redor do mundo. Mas sempre existe uma solução para esses problemas.

Neste caso, algumas combinações de teclas podem salvar as vidas de usuários do Windows. E é sobre isso o que vamos falar neste post.

 

 

 

Uma combinação de teclas pouco conhecida

Pouca gente sabe disso, mas existe uma combinação de teclas no Windows que pode salvar os usuários na maioria dos casos de congelamento ou travamento do sistema operacional. Na verdade, existem algumas combinações de teclas, e vamos mostrar algumas delas que podem resolver os problemas mais comuns no software da Microsoft.

Se o seu computador está bloqueado por causa dos controladores de vídeo (algo bem comum com os gamers), pressione simultaneamente as teclas Win(dows) + CTRL + SHIFT + B. Isso fará com que a parte gráfica do sistema operacional seja restabelecida: se o acionamento foi feito de forma correta, a tela do PC vai ficar completamente negra por alguns segundos, você vai ouvir um apito e o driver de vídeo será reiniciado.

Os aplicativos que você abriu permanecerão funcionando do ponto onde você parou, e você não vai perder nenhum progresso realizado nele. A combinação de teclas destacada no parágrafo anterior só funciona se você está usando o Windows 8 ou superior, e em qualquer placa de vídeo instalada no equipamento.

 

 

 

E se isso não resolver?

É sinal que o problema não está limitado à placa gráfica do PC.

Se o computador segue congelado, tente pressionar as teclas ALT + TAB para tentar alternar para outro programa em execução. Se o PC não responder, tente pressionar as teclas CTRL + SHIFT + ESC para tentar abrir o Administrador de Tarefas do Windows e, dessa forma, eliminar os programas que não estão respondendo ou consumindo muitos recursos do equipamento, pois esses muito provavelmente serão os culpados pelos travamentos.

Outra alternativa é utilizar a clássica e mundialmente conhecida combinação de teclas CTRL + ALT + DEL para acessar as funções avançadas do Windows ou até mesmo para reiniciar o computador para tentar matar o mal pela raiz. A reinicialização adequada do equipamento tende a resolver o problema.

Agora, se nada disso funcionar e o seu computador não responder a nenhum comando, não existe outra alternativa a não ser forçar o desligamento do equipamento pelo botão de liga/desliga ou até mesmo retirá-lo da tomada (no caso dos desktops).

Mas antes disso, é sempre recomendado que você pelo menos tente desligar o PC mantendo o botão de liga/desliga pressionado por alguns segundos, até que o equipamento seja desligado por completo. Se não desligar dessa forma, aí sim vá para o método mais radical, que é retirando o equipamento da tomada.

O último recurso pode resultar em perda de dados ou danos na unidade de armazenamento do PC, além de ser o indício de algum problema mais sério no equipamento. Vale a pena investigar o que pode estar acontecendo.


Compartilhe