Ninguém faz nada sozinho nesta vida. Eu mesmo não dependo apenas dos meus esforços para produzir conteúdos para este blog, apesar de escrever cada artigo com as minhas próprias mãos, sem contar com outros colaboradores para essa missão.
Com a Apple, não seria diferente. Mesmo com um elevado número de funcionários e desenvolvedores, a empresa fecha parcerias fundamentais com grandes empresas para otimizar a produção do iPhone.
Isso acontece para garantir a maior excelência possível na fabricação do produto, a redução dos custos (ou melhor, otimização dos lucros para a própria Apple) e até mesmo a viabilidade do dispositivo tal e como conhecemos.
A câmera é um mérito da Sony
Eu sei que muitos que estão por dentro do mundo da tecnologia sabem disso, mas os mais leigos, não. Por isso, vale a pena reforçar que não é a Apple que fabrica as tão elogiadas câmeras do iPhone.
É a Sony a responsável por oferecer os sensores fotográficos do smartphone da Apple, e essa decisão é um ato de inteligência por parte da gigante de Cupertino.
A Apple aproveita a expertise da Sony no setor fotográfico para oferecer uma qualidade final de fotos e vídeos superior para os usuários. E a estratégia sempre funcionou.
Desde as primeiras versões, o iPhone sempre entregou resultados fotográficos acima da média. E mesmo que o nome da Sony não aparecesse para o grande público, o mercado como um todo reconhece de forma efetiva a referência atribuída ao telefone da Apple neste aspecto.
Um processador fabricado pela TSMC
A Apple tem muitos méritos em desenvolver um processador competente para o iPhone. Porém, ela não é a responsável pela fabricação desse componente de hardware.
O projeto foi encaminhado par aa TSMC que, assim como a Sony, possui a expertise para assumir tal responsabilidade. Enquanto isso, a Apple concentra os seus esforços na produção dos chips para os computadores Mac.
É importante lembrar que boa parte da tecnologia que a Apple desenvolve e adota para os seus computadores é transferida para a TSMC aprimorar ainda mais os chips do iPhone, o que resulta em um hardware cada vez mais potente para o telefone.
Parceria com a LG para as telas
Em um passado não muito distante, a Apple contava com uma parceria com a (vejam só vocês) Samsung para o fornecimento das telas do iPhone. Porém, as últimas versões do telefone da gigante de Cupertino receberam esse componente fornecido pela LG.
A confiança da Apple na qualidade das telas da LG é enorme, pois é o hardware dessa empresa que entrega a reprodução precisa de cores e brilho nas telas do iPhone.
Além disso, a LG é líder na tecnologia de produção de telas OLED, que está presente nos modelos mais recentes do iPhone, e isso faz toda a diferença a favor da empresa para se fazer presente nos telefones da Apple.
E o corpo do iPhone é da Tata
Por fim, a fabricação da estrutura física do iPhone, incluindo a sua carcaça, fica por conta do Grupo Tata, mais conhecido por sua atuação na indústria automotiva.
A Apple desenvolveu o design do iPhone dentro de seus escritórios (e agradece até hoje à Jony Ive por isso), mas a fabricação dessa estrutura também é terceirizada, em nome da agilidade e da qualidade na produção do telefone.