Compartilhe

O isolamento social e o confinamento em boa parte do mundo provocados pela pandemia do coronavírus está impulsionando ferramentas de videoconferência de todos os tipos. E uma daquelas que mais ganhou destaque foi a Zoom, que se tornou fundamental em empresas, grupos de amigos e até no mundo político.

Em fevereiro, semanas antes do caos do COVID-19 começar, o Zoom tinha 12.92 milhões de usuários ativos por mês. Entre janeiro e fevereiro, a ferramenta registrou 2.22 milhões de novos usuários, contra 1.99 milhão de usuários somados em todo 2019. Em apenas um dia, o app teve 343 mil downloads em todo o mundo, contra os 90 mil downloads de dois meses antes.

 

 

 

Todo mundo está usando o Zoom

 

 

O Governo do Reino Unido está usando o Zoom via Windows 10 para as suas reuniões administrativas. E esse não é um caso isolado: o app é o favorito de metade das empresas que integram o Fortune 500, e é utilizado pela classe política de outros países do mundo nos últimos dias.

A ferramenta é utilizada por políticos e outras autoridades para receber perguntas de jornalistas à distância, ao vivo e sem filtros em coletivas de imprensa. E isso vem acontecendo em diferentes países. Lembrando que o Zoom é um dos últimos unicórnios entre as empresas de Silicon Valley, e nesse momento está valendo US$ 15.9 bilhões.

 

 

 

Como instalar o Zoom

 

 

Primeiro, clique nesse link para fazer o download do Zoom. O programa é compatível com PC, Android, iOS, macOS e outras plataformas. Escolha a opção que está mais de acordo com o seu dispositivo. Realize a instalação e execute o programa.

Para criar uma conta na plataforma, utilize o seu endereço de e-mail ou a sua conta no Google ou Facebook. Feito isso, abra o aplicativo, faça o login e comece a realizar as suas videochamadas por ele.

 

 

 

Cinco dicas para usar o Zoom

 

 

Colocando um fundo virtual

 

Vá na parte superior direita do aplicativo, no item de configurações. Aqui, vá até a opção de fundo virtual, onde você tem várias opções para escolher.

 

 

 

Levantar a mão para falar

 

Se você está utilizando o Zoom para dar aulas virtuais ou realizar reuniões com times de trabalho, você pode utilizar a opção para “levantar a mão”. Se você é um aluno ou não está comandando a reunião, pode clicar no ícone na parte inferior do aplicativo para acionar o comando. Nesse momento, o professor ou a pessoa que comanda a reunião pode ver a sua petição, ativando o seu áudio para que você possa falar.

 

 

 

Ativando o som

 

É similar ao item anterior. Para ativar o som do software, acesse a parte inferior da tela, e lá está a opção de ativar ou silenciar a conversa.

 

 

 

Utilizando o Zoom no seu smartphone

 

Dependendo do sistema operacional do seu smartphone, basta fazer o download no site principal do aplicativo. O processo de criação de conta é o mesmo e, depois disso, você pode enviar convites para que os seus amigos façam o download do aplicativo ou entrar em uma conversa que você iniciou. Quando eles aceitarem, será habilitada uma conversa (ou conferência) em grupo, para que todos possam participar. Na parte inferior da tela, você tem opções de áudio, vídeo, compartilhamento de conteúdo, participantes e outros recursos.


Compartilhe