Compartilhe

O tempo passa, e a obsolescência tecnológica é uma realidade. Qualquer dispositivo eletrônico chega ao fim um dia. Porém, a obsolescência não acontece por causa dos dispositivos, mas sim do seu software. É o caso do WhatsApp, que revelou a sua lista de sistemas operacionais que deixarão de ser compatíveis com o aplicativo.

A partir de 1 de fevereiro de 2020, todos os dispositivos com o Android 2.3.7, iOS 7, Windows Phone 8.0, BlackBerry OS e BlackBerry 10 (e versões anteriores em todos os casos) deixarão de ser compatíveis com o WhatsApp. Já o Nokia S40 deixará de ser compatível com o aplicativo de mensagens instantâneas em 31 de dezembro de 2018.

Por outro lado, o WhatsApp também anunciou que, por conta do abandono do desenvolvimento de funções para as versões citadas desses sistemas operacionais, é possível que algumas das funções do app deixem de funcionar a qualquer momento nos dispositivos, antes mesmo da data do fim da compatibilidade.

Grande parte dessa obsolescência é de responsabilidade do ritmo frenético de atualizações que o aplicativo entrou desde que foi adquirido pelo Facebook. E apesar dessas atualizações adicionarem novas funções ou corrigirem erros importantes, nos últimos tempos só se limitam a incluir detalhes menores, que poderiam ser aglutinadas em grandes atualizações.

Por outro lado, se você em 2018/2019 ainda utiliza um smartphone muito antigo, é mais do que recomendado que revise a sua lista de prioridades antes que o ano acabe. Tanto verificando se existem atualizações pendentes para o seu dispositivo, se você ainda pode buscar uma solução alternativa, ou se não está na hora de adquirir um smartphone novo.

De qualquer forma, já era hora das versões mais antigas do Android serem abandonadas pelos principais aplicativos. É uma forma de incentivar os usuários a buscar smartphones mais novos e mais capazes de realizar as suas tarefas. Usar o Android 2.3.7 ou o iOS 7 em pleno 2019? Convenhamos… não dá.

 

Via WhatsApp


Compartilhe