VPS: o que é, e por que você deve ter um

Compartilhe

Muitos dos leitores do blog já leram em algum momento o termo VPS em alguns dos nossos posts. Pois bem, vamos falar um pouco sobre ele e, quem sabe, alguém pode ter uma boa ideia de algum negócio inovador na internet no futuro.

O VPS (Servidor Virtual Privado) cresceu muito nos últimos anos, pois deixou de ser uma alternativa exclusivamente corporativa para se tornar a melhor opção para qualquer usuário que quer ter o seu site na internet ou que conta com projetos e tarefas mais complexas na rede mundial de computadores. A virtualização de recursos permite a contratação de servidores sob medida, com custos menores que os servidores tradicionais e com uma combinação de flexibilidade, escalabilidade e relação custo-benefício que é quase insuperável.

 

 

 

O que é um VPS e quais são as suas vantagens?

 

O VPS, ou Virtual Private Server, é uma partição de um servidor físico que funciona como se fosse uma máquina individual, com sistema operacional próprio e funcionamento independente. Diferente de outras soluções de hospedagem compartilhada, seus recursos são individuais e o controle do usuário sobre a máquina é quase total. E em caso de updates, ele é feito em questão de minutos e, na maioria dos casos, com uma simples reinicialização da máquina para aplicar as mudanças.

Um bom servidor VPS deve oferecer características técnicas que permitem explorar a potência de um servidor dedicado sem os problemas de gerenciamento e manutenção mais comuns, com vantagens substanciais em relação aos servidores dedicados. Tais como:

 

O poder de um servidor dedicado com as vantagens da virtualização.
Time de especialistas gerenciado o hardware, com data centers robustos em todo o mundo.
Preços competitivos.
Liberdade total. O usuário pode gerenciar seu VPS através da área do cliente ou usando a API dedicada, incluindo automatizar tarefas de rotina.
Livre escolha do sistema operacional e uma infinidade de ferramentas prontas para uso.
Proteção anti-DDoS padrão.
Endereços IP geolocalizados adicionais, muito úteis para projetos distribuídos.
Balanceamento de carga para evitar falhas mesmo em cenários de alta demanda.

 

 

 

Por que você precisa de um VPS

 

Você pode usar um servidor VPS para várias finalidades. Desde o desenvolvimento de um projeto web com garantias de melhor desempenho para o seu desenvolvimento até o alojamento de jogos online ou cópias de segurança na nuvem personalizadas.

A seguir, alguns exemplos do que você pode fazer com um servidor virtual próprio:

 

Configure seu próprio blog no WordPress.
Hospede e gerencie uma loja online.
Implantar um servidor para jogos online como Minecraft.
Instale e execute aplicativos corporativos, como um CRM ou uma solução de backup.
Crie sua própria nuvem privada para seus arquivos e aplicativos.
Aprenda o desenvolvimento web em uma plataforma real.
Baixe arquivos usando software dedicado.
Configure e use sua própria VPN segura.

 

Os únicos limites aqui são o tempo que você vai dedicar ao projeto e seus conhecimentos informáticos para trabalhar com esses recursos.

 

 

 

Como começar?

 

Para obter mais informações para começar a trabalhar com serviços na web, recomendamos a Cloudways, que é a empresa de hospedagem do TargetHD.net. A empresa oferece várias opções para armazenamento, memória de processamento, IPs adicionais e toda a flexibilidade para abrigar o seu projeto de forma eficiente.

Para mais informações, acesse o site da Cloudways.


Compartilhe