TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Você precisa de uma câmera com 192 MP no seu celular? | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Opinião | Você precisa de uma câmera com 192 MP no seu celular?

Você precisa de uma câmera com 192 MP no seu celular?

Compartilhe

A evolução dos smartphones ao longo dos anos foi enorme. Primeiro mais núcleos nos processadores. Depois, maior quantidade de RAM, chegando aos incríveis 12 GB. A corrida nesses dois aspectos ainda não acabou, mas perdeu força para elementos de maior interesse dos usuários, como telas cada vez maiores, maior capacidade de armazenamento e melhores configurações fotográficas.

Sobre esse último item, deixamos de ter megapixels maiores para receber mais sensores na parte traseira, com múltiplas funções. São sensores dedicados para cada tarefa, que trabalham com o sensor principal para entregar fotos melhores e mais versáteis.

Porém, a evolução parece ser limitada pelas questões físicas. Não dá para aumentar ainda mais o tamanho de tela sem aumentar as dimensões e o peso do smartphone. E também não faz sentido ter muitas câmeras traseiras no dispositivo.

Logo, a solução para muitos gigantes do setor é voltar os olhos novamente para um elemento que ainda pode ser alterado: a quantidade de megapixels no sensor fotográfico.

 

 

 

Smartphones com câmeras de 192 MP estão chegando…

 

 

Os smartphones com sensores de 192 MP serão uma realidade em breve, e o primeiro modelo deve chegar ao mercado em maio. Se isso acontecer, muito provavelmente até o final da primeira metade de 2020 teremos no mercado vários modelos com esses sensores fotográficos lançados principalmente pelos fabricantes chineses (Xiaomi, Redmi, Huawei, Oppo, etc).

O salto aqui é considerável. Não faz muito tempo que os primeiros telefones com câmeras de 108 MP chegaram ao mercado. Porém, é sempre importante lembrar (mais uma vez) que um sensor com mais MP não quer dizer necessariamente uma maior qualidade de imagem.

Vários outros fatores devem ser levados em consideração nessa equação, como o hardware presente no smartphone, a forma em como o software vai processar essa imagem, como o conjunto de lentes vai trabalhar, entre outros. Porém, nesse caso, a integração do sensor de 192 MP aconteceria em função do processador Snapdragon 765G, um chip de linha média ‘premium’, e isso deve garantir resultados finais muito satisfatórios.

O Snapdragon 765G é potente o suficiente para trabalhar com um sensor fotográfico de 192 MP, o que facilitaria a vida dos fabricantes. E isso é muito importante na hora de manter uma boa relação custo-benefício para os futuros dispositivos.

Por fim, para responder a pergunta que dá título a esse post: não… está muito claro que nem eu, nem você e nem mesmo aquele amigo seu fotógrafo profissional precisa nesse momento de um smartphone com um sensor fotográfico de 192 MP. Porém, essa é uma das poucas formas que restam ao mercado de telefonia em “inovar” e chamar a atenção do público consumidor e da mídia.

Nesse momento, os fabricantes entendem que precisam atacar com um pouco de “força bruta” nos diferenciais dos dispositivos, especialmente em um mundo em crise por causa de uma pandemia, e pela transição do 4G para o 5G.


Compartilhe