TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Três coisas que podem arruinar o seu WiFi | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Três coisas que podem arruinar o seu WiFi

Três coisas que podem arruinar o seu WiFi

Compartilhe

Ter uma rede WiFi rápida e segura é algo muito fácil nos dias de hoje. Por outro lado também é bem simples cometer erros que podem arruinar essa mesma internet sem fio de forma quase instantânea, e nem sempre estamos conscientes disso.

Algumas práticas do dia a dia podem resultar na queda de desempenho de sua rede sem fio. E eu não estou falando de atitudes muito específicas ou o uso de dispositivos que não são tão comuns na residência de qualquer usuário. Falo de atitudes que são corriqueiras e que precisam ser modificadas para obter o melhor desempenho possível no uso do WiFi doméstico.

Dito isso, compartilhamos neste artigo três coisas que a grande maioria dos usuários acaba fazendo de forma errada e que podem arruinar a rede WiFi doméstica. Apenas um desses erros em sua residência pode resultar em um problema grave na sua rede sem fio. E você precisa estar ciente disso (e tomar providências, se necessário).

 

Colocar obstáculos e fontes de interferência próximo do roteador

Todo mundo muda de tempos em tempos a decoração da casa e a posição dos móveis, e isso pode fazer com que aquela posição onde o roteador está instalado deixe de ser a ideal. O mesmo acontece quando compramos mais eletrodomésticos e eletrônicos para deixar a nossa casa ainda mais moderna e confortável.

Evite deixar alguns itens próximos do roteador. Por exemplo, espelhos podem fazer com que as ondas do WiFi entrem em efeito rebote, e vários eletrodomésticos podem gerar interferências que afetam na qualidade final do sinal.

Tome cuidado antes de introduzir modificações na estrutura de sua casa se quiser deixar o sinal do seu WiFi perfeito. Em caso de reformas nas residências, certifique-se que a nova posição do roteador vai enviar o sinal de forma uniforme para todos os cômodos.

 

Criar uma senha fácil e não mudar essa senha

É um dos erros mais comuns.

Ter uma senha da rede sem fio fraca permite que qualquer pessoa possa entrar nessa rede para “roubar” a sua internet, afetando de forma direta e sensível o desempenho de sua internet WiFi. E isso acontece até mesmo se você contratou o plano mais completo possível.

O mesmo acontece se você decidiu lucrar em cima do seu plano de internet ultrarrápida, vendendo o acesso de sua conexão para os vizinhos do seu prédio. Vai saber se aquele vizinho mala decidiu aumentar o compartilhamento com outros moradores que estão pagando o acesso para ele e não para você.

O ideal é ter uma rede para convidados e, se não for este caso, mudar a senha da sua rede WiFi de tempos em tempos. Se você perceber uma queda de desempenho sem motivo aparente, desconfie: o mais provável é que você esteja recebendo convidados indesejados nessa rede.

 

Não utilizar o padrão nem a banda de internet mais apropriada

A rede WiFi pode trabalhar com diferentes padrões, que contam com algumas particularidades que podem afetar o desempenho dessa conexão.

Por exemplo, o padrão WiFi 4 é mais lento que o padrão WiFi 5, que é muito mais lento que o novo padrão WiFi 6, mas que tem um alcance maior, o que pode resultar em um diferencial importante em cenários específicos. O WiFi 5 é mais rápido, mas tem um alcance menor.

A banda utilizada também vai interferir no desempenho da internet sem fio, não só no desempenho e no seu alcance, mas também na qualidade e na estabilidade do sinal, dois elementos igualmente importantes para a conexão de dispositivos com diferentes perfis.

As bandas de 5 GHz contam com um melhor desempenho e oferecem uma conexão mais estável e com uma menor interferência. Já as bandas de 2.4 GHz entregam o contrário disso.

Aqui, você precisa decidir de forma efetiva o que é melhor para o seu cenário doméstico ou no escritório. Considere as características físicas do imóvel e escolha os ajustes necessários para obter o melhor desempenho possível na sua rede sem fio.


Compartilhe