De pouco ou nada vale ter um plano de internet de alta velocidade em sua residência ou escritório se o seu roteador WiFi não entrega uma boa qualidade. Colocar um motor de uma Ferrari em um Fusca é algo mais útil.
Um roteador mal configurado ou de qualidade ruim pode prejudicar de forma decisiva o desempenho da sua internet sem fio, e é importante que você verifique por conta própria se o seu periférico está em boas condições.
Neste post, vamos mostrar as formas em como você mesmo pode comprovar se o roteador instalado em sua casa ou escritório cumpre com as suas expectativas.
O manual de instruções sempre pode ajudar
Antes mesmo de começar a realizar as alterações pertinentes no seu roteador, tenha em mãos o seu manual de instruções.
Lá, você encontra informações detalhadas sobre o seu funcionamento correto, assim como detalhes de suas configurações. E essas informações ajudam (e muito) na hora de realizar a manutenção no produto.
O tipo de WiFi suportado
Não adianta ter um roteador WiFi 6 se todos os seus dispositivos são compatíveis com WiFi 5. Por outro lado, não ter um roteador de última geração não quer dizer que a sua internet sem fio não será de boa qualidade.
Logo, vale a pena fazer uma análise sobre o tipo de roteador que você possui e a compatibilidade com as gerações de WiFi compatíveis dos dispositivos que você tem em casa. Alinhar todos esses pontos é importante para otimizar o desempenho de sua internet sem fio como um todo.
Observe quantas portas livres o seu roteador possui
A conexão por cabo é sempre a mais apropriada para a transmissão de dados. Por outro lado, quanto maior o número de dispositivos que vão usar esse tipo de porta, menor será a largura de banda para a internet sem fio.
Na parte traseira do roteador, você vai encontrar entre duas e quatro portas LAN Etherent, que podem se conectar a uma velocidade de até 1 Gbps. Nos modelos mais avançados, essa velocidade pode alcançar até 10 Gbps. Verifique o seu padrão de uso e analise como você vai dividir essa internet entre dispositivos com ou sem fio.
Verifique o alcance e a cobertura oferecida
Faça diferentes testes de velocidade e compare os resultados dos testes. Se as diferenças entre os resultados forem muito grandes, ajuste a posição do roteador e a orientação das antenas do equipamento.
Vale a pena tomar cuidado com os obstáculos existentes em sua casa, como paredes e outros eletrodomésticos que podem interferir no sinal de internet WiFi. Em casos mais avançados, modifique a faixa de conexão ou compre um repetidor WiFi que amplia a potência do sinal em determinadas áreas de sua casa.
Dê uma olhada na interface do usuário do roteador
Pode ser o fator menos determinante, mas ainda assim vale a pena verificar essas configurações. Veja a quantidade de opções disponíveis no roteador de forma padrão, e modifique com cuidado os ajustes mais pertinentes.
Se a interface do roteador for intuitiva e visualmente agradável, pode ser um indício que o roteador é de boa qualidade e com muitas configurações. Se o software de configurações for algo tedioso, pense dez vezes na hora de realizar alguma mudança no equipamento.