antutu

Vários smartphones foram apresentados em setembro, e isso afetou de forma sensível o ranking do AnTuTu sobre os mais potentes dispositivos do mercado.

O novo ranking, baseado nos resultados de análise de benchmarks, mostra os novos iPhone 8 Plus, iPhone 8 e o nem tão novo assim OnePlus 5 ocupando o pódio do Top 10.

Para muitos usuários, o desempenho é um fator prioritário, e análise de benchmark acaba sendo fundamental. O AnTuTu se baseia nas médias obtidas pelas análises realizadas pelos usuários do seu aplicativo entre 1 e 30 de setembro de 2017. São necessários pelo menos 1.000 testes para estabelecer essa média, e a versão do aplicativo considerada no parâmetro é a V6.

 

 

Olhando para os resultados, com mais de 200 mil pontos, os novos iPhone 8 Plus e iPhone 8 da Apple ocupam a primeira e a segunda posições do ranking, seguida pelo OnePlus 5.

Aqui, vemos a notória otimização do iOS, que aproveita melhor os recursos de hardware. Nem mesmo os 8 GB de RAM do OnePlus 5 conseguem superar a harmonia apresentada pelos smartphones da Apple. O ranking é completado por 8 smartphones Android.

O AnTuTu também revelou as melhores performances agregadas por sistema operacional, que ainda não inclui o iPhone X no estudo.

 

 

Nesse critério, no iOS, o iPad Pro de 10.5 polegadas supera e muito o iPhone 8 Plus, sendo que os dois novos smartphones da Apple contam com o processador A11.

Olhando para o Top 10 dos dispositivos Android, todos os principais dispositivos usam o processador Qualcomm Snapdragon 835. A lista é dominada pelo OnePlus 5, seguido pelo HTC U11 e pelo Nubia Z17.

As principais novidades da lista do Android é o Samsung Galaxy Note 8 com processador Exynos 8895, que ficou em quarto lugar, e sua variante com Snapdragon 835, assumindo o quinto posto.

Vale menções honrosas para o Xiaomi Mi 6 na sexta posição, para o Samsung Galaxy S8 no sétimo posto, e o Samsung Galaxy S8+, na oitava posição. Até o Sony Xperia XZ Premium entrou no Top 10, ocupando a nona posição.

Em resumo, o processador Apple A11 oferece vantagens intrínsecas quando trabalhando com um software perfeitamente adaptado à ele.

A diferença entre o iPhone 8 Plus e iPhone 8 em relação aos demais concorrentes Android é notória. Mas é preciso saber interpretar esses números como valores meramente estáticos. Outros fatores influenciam na boa experiência de uso do smartphone.

Ou seja, são apenas números, sem representar uma experiência de uso diária. Mas já permite uma certa comparação de um smartphone com outro.