Um desenvolvedor 3D e youtuber virtual chamado Ralph, mostrou seu talento no uso de todo o potencial da Unreal Engine 5 criando uma versão “metahumano” do ator Tom Cruise.
Dá para dizer que o resultado é a combinação dos recursos derivados da deep learning de diversas deepfakes com o potencial assombroso da Unreal Engine 5.
O resultado é, basicamente, uma réplica digital e fotorrealista de um ser humano. O resultado é tão espetacular, que é difícil dizer olhando pela primeira vez que este Tom Cruise foi criado por computador.
Neste post, mostramos mais detalhes sobre como esse resultado foi alcançado
Tom Cruise em Unreal Engine 5
O resultado é simplesmente impressionante (basta ver o vídeo no final deste post).
Não só conseguimos ver Tom Cruise em uma recriação absurdamente realista, mas as mudanças de iluminação e expressão em diferentes ângulos e movimentos faciais.
Para alcançar esse Tom Cruise virtual tão perfeito, o autor usou o modo MetaHuman da Unreal Engine 5, que é focada no hiper-realismo a partir de modelos 3D criados em outras ferramentas.
Neste caso em específico, um deepfake do Tom Cruise foi usado como base para gerar os benchmarks de rastreamento automatizados. A Unreal Engine 5 proessou os dados na nuvem para criar o template para uma plataforma facial compatível com a ferramenta.
O modelo foi posteriormente aprimorado em diferentes camadas para chegar nesse resultado que é profundamente detalhista, considerando elementos como texturas de cabelo e detalhes da pele.
O acabamento de iluminação tão bem feito fica por conta do Lumen, um sistema de iluminação dinâmica para consoles de última geração. E é isso o que está por vir para o futuro da qualidade gráfica dos jogos para PlayStation 5, Xbox Series X e PCs.
Uma nova fase na indústria dos games?
Com certeza.
Quando esse potencial técnico da Unreal Engine 5 for explorado ao máximo, com certeza teremos jogos ainda mais realistas, com gráficos impressionantes.
Tudo bem, existe o outro lado da moeda: com um sistema recriando pessoas de forma tão perfeita, é importante ter um cuidado maior para o aprimoramento das deepfakes.
Vai ficar cada vez mais difícil diferenciar seres humanos reais de criações pensadas em enganar pessoas, e essa pode ser uma bomba relógio armada.
Por outro lado, vamos pensar apenas nos aspectos positivos dessa equação, e imaginar o que a os jogos de videogames poderão oferecer no futuro nos aspectos gráficos.
Quem sabe o Tom Cruise participando de algum jogo com roteiro de cinema. Ou uma versão de um game baseado na franquia Missão: Impossível com gráficos absurdamente bem-feitos.
Sonhar não custa nada a partir de agora.