Os usuários do WhatsApp finalmente podem reagir a qualquer emoji nas mensagens recebidas dentro das conversas. Com isso, está desbloqueado um arsenal gigantesco de reações, com mais de 3.000 emojis disponíveis.
A limitação imposta na estreia desse recurso terminou, e o próprio Mark Zuckerberg compartilhou a novidade em sua página no Facebook:
“Estamos implementando a capacidade de usar qualquer emoji como reação no WhatsApp. Alguns dos meus favoritos: 🤖🍟🏄♂️😎💯👊”
Neste post, vamos mostrar como você pode usar os novos emojis nas reações e respostas das mensagens que você recebe no WhatsApp. Assim, você muda de forma sensível a forma que você se expressa dentro da plataforma.
Interações sem limites
A primeira versão do recurso de reação por emojis no WhatsApp contava apenas com seis reações consideradas básicas ou padrão: 👍, ❤️, 😂, 😯, 😢 e 🙏.
O que vamos receber a partir de agora é o recurso de reações estendidas, ou seja, toda a biblioteca de emojis disponível para utilização nas mensagens recebidas pelo WhatsApp.
Você poderá escolher qualquer emoji para reagir a uma mensagem, o que vai deixar essa comunicação ainda mais versátil e divertida. Ou quem sabe você pode ser um pouco mais direto na hora de opinar sobre uma determinada afirmação alheia, já que “uma imagem vale mais do que mil palavras”.
Como reagir a mensagens no WhatsApp com qualquer emoji
Não tem mistério.
O método é exatamente o mesmo que já é adotado para a reação dos emojis tradicionais. Ou seja, basta entrar em qualquer conversa no WhatsApp e pressionar por alguns segundos sobre a mensagem que você quer reagir.
Um ícone com o símbolo “+” vai aparecer à direita dos emojis principais, o que fará com que você possa escolher outras reações além das mensagens padrão. No Android essa sessão de emojis do teclado é aberta, e no iOS ela é uma área navegável.
Quando posso usar essas novas reações
A implementação dos novos emojis nas conversas do WhatsApp já começou, e estará disponível aos usuários de forma progressiva, nos próximos dias ou semanas. Dependendo de quando você está lendo este post no futuro, o recurso muito provavelmente já estará disponível.
Logo, basta ter um pouco de paciência e manter a instalação do WhatsApp no seu smartphone atualizada. Vale a pena visitar de tempos em tempos as lojas da App Store e da Play Store para verificar se existe uma atualização disponível para o aplicativo de mensagens.