TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Teoria do Caos cobra caro do antissemita Elon Musk | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Internet | Teoria do Caos cobra caro do antissemita Elon Musk

Teoria do Caos cobra caro do antissemita Elon Musk

Compartilhe

E é esse sujeito que quer tomar conta do seu dinheiro…

O histórico de polêmicas de Elon Musk nas redes sociais é vasto. O empresário já protagonizou diversas controvérsias, impactando não apenas suas empresas, mas também influenciando ações e criptomoedas.

A mais recente polêmica de Musk não apenas afetou a receita publicitária do X, mas também teve repercussões diretas na Teoria do Caos, gerando uma reação em cadeia e levando alguns investidores a repensarem seu apoio.

 

Também, pudera…

A recomendação de não “tuitar” sem supervisão parece não valer de absolutamente nada para Musk, uma figura pública com mais de 163 milhões de seguidores, ignorando completamente a necessidade de responsabilidade nas postagens. Incluindo as responsabilidades legais.

Em sua conta no X, Musk acusou a Anti-Defamation League (ADL) de conspiração, alegando que a organização pressiona empresas para evitar publicidade em sua rede social. Mas o grande problema do dono da Tesla não foi exatamente fazer acusações sem provas.

O que desencadeou o efeito em cadeia foi o tweet em que Musk concorda com uma declaração claramente antissemita, em um momento em que esse tema está mais sensível e efervescente do que nunca. Isso levou a reações imediatas, questionando não apenas suas opiniões pessoais, mas seu papel como CEO da Tesla e X.

E talvez Musk jamais poderia imaginar o que estava por vir depois de sua infeliz mensagem.

 

A amplitude das reações

A resposta negativa não se limitou às redes sociais. Empresas como IBM anunciaram a suspensão de campanhas publicitárias no X por causa das opiniões (se é que dá para considerar isso opiniões) do empresário.

Sem falar que a mesma IBM identificou seus anúncios exibidos em postagens antissemitas e em apoio ao nazismo, e nenhuma marca com o mínimo de inteligência e bom senso não quer esse tipo de associação.

Palavras do porta-voz da IBM sobre o assunto:

“A IBM tem tolerância zero com discurso de ódio e discriminação e suspendemos imediatamente toda a publicidade no X enquanto investigamos esta situação totalmente inaceitável”

A decisão da IBM não é isolada, revelando um bloqueio mais amplo em relação a X, incluindo outras grandes empresas associadas, devido à publicação de conteúdo elogiando Hitler e o nazismo. Algo que, no Brasil, é crime. E em outros países também.

A CEO do X, Lisa Yaccarino, emitiu um comunicado oficial buscando restaurar a confiança das marcas após a polêmica, destacando o compromisso da plataforma contra a discriminação. Mas obviamente nenhuma punição à Musk e sua conta aconteceu. E nem vai: ninguém teria coragem de punir o dono do parquinho.

 

As consequências práticas da última bobagem de Musk

A situação do X já era considerada delicada pelos especialistas, e se agravou pela saída de Musk do posto de CEO. Mas a manifestação antissemita do empresário foi interpretada como um ato tão pesado, que desencadeou uma queda nas ações e um desinteresse dos investidores, refletindo em uma queda de 4,2% nas ações da Tesla que, em teoria, não teria nada a ver com isso.

Gary Black, sócio-gerente da The Future Fund, alertou sobre investidores de Tesla se desvinculando da empresa por causa das ações controversas do CEO, resultando em pedidos para vender as ações de forma imediata.

Já Ross Gerber, CEO do fundo de investimento Gerber Kawasaki Wealth, compartilhou pedidos semelhantes de seus clientes para retirar suas ações da Tesla como medida de protesto à fala de Musk no X.

A decisão de alguns investidores é uma amostra da extensão do impacto nas marcas associadas a Musk, indo além do setor tecnológico ou do X, local onde tudo aconteceu. E a missão de Yaccarino em acalmar todo mundo se torna hercúlia.

Não dá para imaginar neste momento um Elon Musk perdendo o seu império por causa das imbecilidades que produziu nas redes sociais nos últimos anos. Mas é bem crível ver a derrocada do X/Twitter sem um controle ou moderação aos discursos de ódio.

Os millenials estão abandonando o X aos poucos, pois aquele local não é mais um ambiente saudável para eles. E outras redes sociais que apelaram para a liberdade plena de expressão e extremismo naufragaram por completo com o passar do tempo.

O X já está perdendo anunciantes de publicidade e usuários para ficar mais tempo no serviço. Quem sabe o desaparecimento dessa rede social já começou. Só Elon Musk que não percebeu isso.


Compartilhe