Compartilhe

O máximo que você deve ter em casa é uma TV de 40 polegadas (1080p) ou 50 polegadas (4K). Porém, a Sony já conta com uma TV com resolução 64 vezes maior, com um tamanho de 19,2 x 5.4 metros, utilizada para mostrar do que a sua tecnologia Crystal LED é capaz de fazer.

O desenvolvimento da nova tela foi anunciada pela Sony na feira tecnológica National Association of Broadcasters, realizada em Las Vegas, e o produto é pensado no mundo corporativo, pois são muito caras e, convenhamos, qual sala residencial normal recebe uma tela como essa?

A monstruosa TV foi construída para um grupo de cosméticos japonês, e é tão grande que pode ocupar até dois andares. A Sony precisou produzir um conteúdo próprio em 16K para demonstrar o potencial da tela.

 

 

O truque está no Crystal LED

 

 

Não é a primeira vez que vemos algo assim, mas é normal ver isso em telas menores. A mesma Sony instalou no aeroporto de Haneda uma tela de resolução 16K em 2014, composta por múltiplas telas menores que exibiam todas as bordas.

Agora, não temos bordas, mas sim vários painéis modulares que não deixam espaços vazios nas bordas por causa da tecnologia microLED. O Crystal LED usa diodos 100 vezes menores que aqueles que encontramos em uma tela LCD convencional.

Na última edição da feira ISE, foi possível ver em ação a tecnologia Crystal LED da Sony. Naquela oportunidade, o que estava disponível era uma tela com resolução 8K e tamanho de 9.7 x 5.4 metros. A nova tela possui o dobro de resolução e largura.

Enquanto no mercado de consumo esperamos a chegada de conteúdos 8K para as TVs 8K que já estão no mercado, as telas gigantes da Sony estão centradas no mundo empresarial. A fabricante japonesa também vai fabricar telas com Crystal LED (ou microLED) de menor tamanho e resolução.

 

Via BBC


Compartilhe