O último estudo realizado pela CounterPoint mostra que sete dos dez smartphones mais vendidos no mundo em abril de 2018 foram das linhas mais altas. Outros dois foram intermediários, e apenas um deles é um modelo de entrada: o Xiaomi Redmi 5A.

Seria fácil pensar que os smartphones de entrada seriam os mais vendidos, mas não é o que acontece em termos individuais. O Xiaomi Redmi 5A ocupa apenas a terceira posição entre os mais vendidos. O iPhone X, líder da lista, custa aproximadamente 10,6 vezes mais, e suas vendas são o dobro em relação ao modelo da Xiaomi.

É uma visão curiosa de um mercado que mostra que os modelos top de linha seguem sendo a ponta de lança para os respectivos catálogos. A Apple conta com cinco de seus smartphones entre os mais vendidos, e isso acontece mesmo com poucos lançamentos anuais. Aqui, a lógica é: quanto menos você precisa repartir, a taxa de vendas será mais elevada.

 

 

Assim, o iPhone X tem 3.5% das vendas individualizadas toais. O iPhone 8 Plus acumula 2.3%, o iPhone 7 possui 1.6% e o iPhone 8 fica com 1.4%. O iPhone 6, três gerações depois, segue vivo, com 1.2% de vendas.

O top 10 conta com três dispositivos da Samsung: os novos Galaxy S9 e Galaxy S9 Plus e o Galaxy J7 Pro, como prova cabal que a linha econômica dos coreanos sempre vende muito bem. Completam a lista o já citado da Xiaomi e o Oppo A83, este último impulsionado pelas vendas na China e na Índia.

 

 

Apple e Samsung podem ter essa força toda nas vendas por conta da maior atenção publicitária, ou pelos melhores acordos com as operadoras. Independente de qualquer fator, a verdade é que os modelos top de linha das duas empresas funcionam muito bem nas vendas, ao menos de forma individual.

As lojas estão repletas de modelos de linha média e de entrada e, por lógica, as vendas acabam se dividindo entre esses modelos. Salvo quando existe um modelo campeão de vendas inesperado, como talvez seja o caso do Xiaomi Redmi 5A.

E, mesmo assim, ele não pode bater de frente com os pesos pesados da Apple.

 

Via Counterpoint