TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Sério, Sony… quem se importa com o Project Q? | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Games | Sério, Sony… quem se importa com o Project Q?

Sério, Sony… quem se importa com o Project Q?

Compartilhe

No dia 24 de maio, a Sony realizou um PlayStation Showcase para apresentar algumas novidades para os fãs de PS5 e PlayStation VR. Durante o evento, a empresa japonesa exibiu mais de uma hora de vídeos, revelando uma variedade de jogos e até mesmo alguns hardwares.

Uma das principais novidades apresentadas foi o Project Q, um dispositivo que chamou a atenção por sua semelhança com o controle do Wii U, e uma vontade louca de ser um Nintendo Switch.

E por mais que eu goste de ver hardwares novos chegando ao mercado, é impossível não levantar a pergunta: quem realmente se importa com o Project Q?

Só quem não tem o Remote Play funcionando neste momento. E, ainda assim…

 

Tentando explicar o que é o Project Q…

O Project Q é um dispositivo composto por uma tela de oito polegadas com resolução FullHD e uma taxa de atualização de 60 Hz, que está incorporada em um controle DualSense dividido ao meio. A ideia por trás desse dispositivo é permitir que os jogadores desfrutem de jogos de PS5 em um gadget dedicado, além de gerar mais lucros para a Sony, obviamente.

Na prática, a Sony dividiu o controle do PlayStation 5 ao meio, colocou um tablet entre as duas partes… e pronto. Lembrando sempre que esse dispositivo não pode ser chamado de videogame na essência, pois ele depende do console doméstico para funcionar.

Maiores informações sobre o Project Q ainda são escassas. Detalhes como a capacidade da bateria, o processador utilizado e o sistema operacional ainda não foram divulgados. Ou seja, não dá para estimar qual é o real potencial do dispositivo, o que pode gerar dúvidas entre os mais exigentes.

O que se sabe até o momento é que o dispositivo será lançado ainda este ano, e contará com controles semelhantes aos do DualSense, o controle padrão do PS5.

O objetivo principal do Project Q parece ser oferecer uma solução para aqueles momentos em que a TV principal está ocupada ou quando o jogador deseja reproduzir outra coisa enquanto joga. Para utilizar o Project Q, será necessário ter uma PlayStation 5, uma vez que os jogos precisarão estar instalados nela.

Com isso, é intuitivo pensar que o Project Q é uma alternativa de segunda tela para jogar em casa, uma vez que não sabemos se ele contará com algum tipo de conectividade independente através das redes móveis. E, convenhamos: para fazer isso, é melhor usar um bom tablet, o próprio DualSense e o Remote Play do PS5, que é um investimento muito menor do que investir em um hardware completamente novo (e, muito provavelmente, caro).

 

Os questionamentos pertinentes sobre o Project Q

Alguns questionamentos são levantados em relação ao dispositivo.

Por que não torná-lo compatível com aplicativos de Android? Ou até mesmo permitir o uso do PlayStation Now, eliminando a necessidade de comprar um PS5?

Tá, essa última pergunta é fácil de responder: porque a Sony quer ganhar dinheiro, induzindo os usuários a investir em um segundo dispositivo que é relativamente capado.

A concorrência direta, como a Xbox, já permite o streaming de jogos por meio do Game Pass, oferecendo maior flexibilidade aos jogadores. Além disso, tem alguns gamers da Sony que utilizam o Remote Play da PS5 há anos, o que permite desfrutar dos jogos em smartphones e tablets, sem a necessidade de um dispositivo adicional.

E a parte mais interessante de tudo isso é que qualquer proprietário do PS5 pode fazer isso neste exato momento. Basta ter todos os itens necessários, um pouco de boa vontade para configurar tudo e tempo livre para aproveitar os jogos.

Então, pense desde já na economia que você pode fazer ao não comprar o Project Q para fazer exatamente o mesmo que já é possível com os dispositivos que você tem aí na sua casa ou escritório.

 

Como jogar no PS5 como se ele fosse um videogame portátil hoje mesmo

O Remote Play da PS5 é uma solução já disponível que permite acessar a sua PS5 ou PS4 de qualquer lugar. A configuração é simples e a qualidade do jogo é considerada excelente, com uma resposta rápida, boa qualidade visual e vibração bem implementada nos botões digitais.

O recurso da Sony é compatível com diversos dispositivos, como smartphones, tablets, laptops e desktops, desde que estejam conectados à mesma rede Wi-Fi ou utilizando um código de emparelhamento.

Você pode fazer o download do aplicativo Remote Play de forma gratuita para iOS, Android, PC ou Mac. Uma vez instalado em seu dispositivo, você precisa inserir as credenciais de sua conta na PlayStation Network e, depois, ativar o uso do console de videogame de forma remota.

Para esse último passo, faça o seguinte:

  1. Entre em Ajustes > Sistema.
  2. Entre na aba de Uso à Distância.
  3. Selecione a opção para ativar o recurso.

Com o Remote Play, você também pode ligar o console mesmo fora de sua residência. Basta entrar nas opções de Economia de Energia, entrar na aba de Funções Disponíveis em Modo Repouso e marcar o item Ligar o PS5 a partir da rede.

O ideal neste caso é ter o PS5 conectado por cabo no lugar da rede WiFi, apenas para garantir uma conexão mais estável.

No entanto, vale ressaltar que nem todos os controles são compatíveis com o Remote Play. Apenas os controles DualShock 4 e DualSense da PlayStation são suportados. Isso pode ser um inconveniente para aqueles que possuem outros tipos de controle. Alguns jogos podem se tornar impraticáveis no Remote Play se dependerem de botões específicos, como gatilhos específicos para atirar em jogos de tiro.

 

No final das contas…

O Project Q certamente despertou a curiosidade dos fãs do PlayStation, mas muitos ainda aguardam por mais informações sobre suas capacidades e compatibilidade. Sem esses detalhes, fica difícil afirmar com precisão se ele vale a pena ou não.

Olhando para o conceito geral e tudo o que a Sony revelou até aqui, o Project Q não vale a pena. Qualquer console portátil ou híbrido disponível no mercado é mais interessante que ele.

Mas até que todas as informações sejam reveladas, a solução recomendada para aqueles que desejam utilizar o PlayStation 5 como uma console portátil é o Remote Play, uma opção já estabelecida que oferece uma experiência de jogo satisfatória em dispositivos móveis.


Compartilhe