Compartilhe

Tem gente que acredita que os videogames do passado são melhores que os atuais. Talvez por causa da maior imaginação dos desenvolvedores que não contavam com tantos recursos técnicos.

Porém, a enorme evolução tecnológica entregou smartphones que superam (e muito) os computadores de 20 anos atrás, abrindo a porta para a conversão dos jogos de PCs do passado para smartphones.

Desse modo, vamos mencionar seis jogos clássicos do PC que você pode jogar no seu smartphone Android sem maiores problemas.

 

 

 

XCOM: Enemy Within

 

Um jogo relativamente recente. É o pack de expansão de XCOM: Enemy Unknown, mas no formato de jogo independente. É um jogo de estratégia por turnos com missões para impedir que os alienígenas conquistem a Terra, com uma ambientação bem cuidada e história envolvente.

 

 

 

Max Payne Mobile

 

Um dos jogos de ação mais impactantes da história, com um acabamento técnico excelente e conceito inovador. O jogo original para Windows foi desenvolvido pela Reemdy, e mostra uma história de vingança viciante. Um mito dos jogos de ação que, para alguns, não envelheceu tão bem.

 

 

 

Doom e Doom II

 

Surpresa zero ver esses dois shooters em primeira pessoa na lista. Desenvolvidos pela Id Software, ainda dão aula sobre como deve se desenvolver um jogo com suas características. Mais de 20 anos depois, seu código fonte da versão Linux foi liberado, e várias versões não oficiais e gratuitas apareceram na web. E, por causa disso, Doom foi executado em uma impressora.

 

 

 

Star Wars: Knights of the Old Republic

 

Um dos melhores jogos baseados em Star Wars. A história acontece 4.000 anos antes da Saga Skywalker, e é um RPG desenvolvido originalmente pela BioWare em 2004 (o port para o Android ficou por conta da Aspyr). Você não precisa ser fã de Star Wars para se divertir com esse jogo que, no passado, recebeu excelentes críticas.

 

 

 

Baldur’s Gate: Enhanced Edition

 

Outro clássico do PC que veio das mãos da BioWare, e um dos melhores videogames no estilo rol de todos os tempos. Sua versão melhorada chegou para muitas plataformas, incluindo o Android. É uma história de fantasia muito bem trabalhada, com personagens fortemente caracterizados. Oferece entre 60 e 80 horas de jogo apenas na história principal, que pode ser expandida com missões secundárias.

 

 

 

A série Grand Theft Auto III

 

Se você entende que Vice City e San Andreas são jogos melhores aos seus antecessores, eu tenho boas notícias: a trilogia Grand Theft Auto III está completa para o Android. Cada jogo oferece uma experiência diferente, mas todos compartilham a mecânica de rodar pela cidade para cometer crimes à vontade. A experiência aqui é um pouco diferente daquela vista no PC e consoles, e os controles táteis estão bem adaptados, mas ter um controle conectado ao smartphone ou tablet pode ser imprescindível.

 

 

 

Conclusão

 

A lista não deve surpreender aos usuários que acompanharam com atenção a toda evolução que a tecnologia recebeu ao longo dos últimos 15 ou 20 anos. O avanço foi enorme, e hoje qualquer jogo de PC lançado de 2000 para trás pode rodar sem maiores problemas em smartphones Android de 2020, com conversões que, em alguns casos, são perfeitas, entregando uma jogabilidade excelente com os controles táteis.


Compartilhe