Compartilhe

O Natal chegou, e essa é uma época ótima para descansar e aproveitar os bons momentos em família (isso é, se a sua família não foi dividida pelas Eleições 2018). E todo mundo quer registrar esses momentos com fotos.

Nesse post, compartilhamos seis dicas para registrar as melhores fotos durante as festas de final de ano.

 

 

1. Limpe as lentes

Pode parecer óbvio, mas passa desapercebido por muita gente. Lentes de smartphoens sujam com facilidade, seja pela gordura das mãos ou pela poeira, e podem entregar fotos embaçadas e com baixa captação de luz. Logo, antes de registrar uma foto, limpe a lente da câmera com um pano de microfibra (pode ser aquele lencinho usado para limpar os óculos).

 

 

2. Use as linhas imaginárias

 

 

Um dos pequenos detalhes que podem garantir fotos excelentes. Dividir a tela em nove partes, em forma de grade, pode oferecer uma perspectiva melhor para registrar um cenário, um grupo de pessoas ou a mesa com aquele prato maravilhoso. Centrar e alinhar os elementos da foto é algo importante. Certifique-se que os espaços serão proporcionais, e verifique os alinhamentos horizontal e vertical.

 

 

3. Atenção para a iluminação

 

 

É sempre importante na fotografia, mas na época natalina se torna peculiar, justamente por causa das luzes de decoração e outros artefatos. Ao utilizar o smartphone longe de ambientes profissionais, aproveite as luzes ao seu redor.

Antes de registrar a foto, coloque o smartphone em vários ângulos para obter o melhor. A forma em como a luz incide no rosto da pessoa pode mudar completamente a imagem. É claro que você pode quebrar as regras para experimentar resultados mais artísticos.

 

 

4. Evite utilizar o flash

O flash é bem vindo para fotos em ambientes pouco iluminados, mas no caso dos smartphones nem sempre é assim. O flash pode produzir resultados indesejados, como olhos com brilho ou alteração da cor da pele. Vale mais a pena usar um acessório LED para melhor iluminar o local.

 

 

5. Evite o zoom digital

O zoom ótico, normalmente encontrado nas câmeras fotográficas, é válido, pois aproveita as capacidades da própria lente. Já o zoom digital, normalmente encontrado nos smartphones, apenas aproxima os objetos mas de forma artificial, por software.

Tente evitar isso. Usar o zoom do smartphone pode resultar em imagens desfocadas e de baixa qualidade. Aproxime o dispositivo ao máximo e deixe o zoom de lado.

 

 

6. Atenção aos modos de fotografia

 

 

O app de câmera do seu smartphone pode carregar vários modos. Normalmente usamos o modo automático, mas modos específicos podem entregar fotos melhores ou com efeitos de desfoque no fundo, fotos panorâmicas e muito mais. Navegue pelas opções disponíveis na câmera do dispositivo para verificar aquela que melhor se adapta ao que você quer fotografar.

Um dos mais interessantes é o modo HDR. Ele captura a imagem equilibrando a luz e as sombras na cena, criando imagens semelhantes ao que o olho humano vê. Na prática, esse modo captura três fotos (uma mais escura, outra mais clara e outra neutra), e combina as imagens para oferecer uma cena com o equilíbrio de tudo. É um efeito muito útil para as cenas em retroiluminação, algo comum quando registramos fotos próximas da árvore de natal.


Compartilhe