TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Se você pensa que os smartphones top de linha não podem mais evoluir… pensou errado, otário! | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Telefonia | Se você pensa que os smartphones top de linha não podem mais evoluir… pensou errado, otário!

Se você pensa que os smartphones top de linha não podem mais evoluir… pensou errado, otário!

Compartilhe

As expectativas para lançamentos de smartphones melhores e mais inovadores para 2024 são elevadas, e os modelos que chegaram ao mercado em 2023 são claros indícios de que teremos telefones excelentes no futuro.

Smartphones de muito destaque que chegaram ao mercado neste ano como o Galaxy S23 Ultra, o Xiaomi 13 Ultra e o OnePlus Open são sinais claro que a maioria dos fabricantes estão em um ponto de desenvolvimento de produtos que está bem longe de alcançar o seu platô.

Neste artigo, vamos mostrar as principais tendências de futuro para os smartphones, nos aspectos que vão definir o futuro dos dispositivos móveis.

 

A batalha dos nits

 

Os fabricantes entenderam que a tela dos smartphones é um dos argumentos mais fortes para a compra de um smartphone neste momento, e o nível de brilho dessas telas é o aspecto mais valorizado pelos usuários.

Alguns fabricantes prometem telas com brilho extraordinário, atingindo até 3.000 nits em dispositivos como os novos Xiaomi 14 e 14 Pro. A experiência de visualização sob a luz direta do sol é melhorada nas telas com mais de 2.000 nits reais, como no Google Pixel 8 Pro.

Ou seja, vale a pena ficar de olho no nível de nits na tela do smartphone que você pretende comprar em 2024. Vários fabricantes devem dar ênfase para este aspecto nos lançamentos do ano que vem.

 

Processadores nucleares

O Qualcomm Snapdragon 8 Gen 3 conquistou a liderança entre os processadores para smartphones, superando até mesmo o Apple A17 Pro em benchmarks iniciais. E isso, porque a Apple já preparou o novo chip do iPhone 15 Pro e Pro Max para os games no presente e no futuro.

Este avanço não apenas reforça o desempenho geral, mas também abre portas para gráficos de qualidade inédita em jogos móveis. Essa é outra corrida que os fabricantes vão disputar para conquistar o público mais segmentado.

Com os jogos para smartphones se tornando cada vez mais relevantes, é natural que os fabricantes acabem investindo mais neste segmento.

 

Sony Lytia, seja bem-vinda!

Uma novidade que 2024 reserva para o mercado de mobilidade é a chegada do sensor fotográfico Sony Lytia, que sucede aos sensores de câmera Sony “IMX”.

O novo sensor é inspirado na tecnologia presente em câmeras profissionais. Ele estreou no OnePlus Open, que hoje entrega uma das melhores experiências fotográficas do mercado.

Se o Sony Lytia conseguir alcançar resultados similares ou superiores na fotografia com um hardware potente no pós-processamento, ele pode ser a referência o registro de imagens em dispositivos móveis.

 

Baterias maiores e a ajuda da Inteligência Artificial

Por último e não menos importante, rumores sugerem que as baterias dos smartphones podem finalmente superar a marca de 5.000mAh, prometendo maior autonomia sem parecer um tijolo enorme no bolso.

Para essa (e outras) tarefas, a inteligência artificial (IA) também está no centro das atenções dos fabricantes. O Google Pixel 8 Pro é um excelente exemplo sobre como a IA pode revolucionar o mundo da telefonia móvel, e outras marcas estão investindo para o desenvolvimento de suas plataformas.

Um exemplo do que estou falando é a Motorola. Ela está desenvolvendo a Moto AI, que processa dados localmente para aprimorar a experiência do usuário. A Apple também está se aventurando no campo dos modelos de linguagem para levar Siri a novos patamares.

 

Conclusão

O mercado de telefonia móvel pode estar mais complexo nas vendas, mas as inovações continuam. E elas precisam aparecer, inclusive para justificar o investimento dos usuários em novos produtos.

A impressão que fica é que tudo virou um “mais do mesmo” no mercado de smartphones, mas quando olhamos para os detalhes, encontramos pontos de evolução bem interessantes.

E é justamente esses detalhes que me levam a crer que a nossa experiência de uso com um smartphone tem tudo para ser sensivelmente afetada pelas inovações prometidas para 2024.

Aguarde e confie.


Compartilhe