Compartilhe

Galaxy Book Ion é a nova linha de ultrabooks da Samsung, que vai muito bem quando decide ir além dos smartphones e TVs. Os sul-coreanos estão flertando com os chips ARM, e continuam apostando na Intel para equipar os seus notebooks que, com algumas sorte, podem competir de igual para igual com modelos como o Surface Laptop da Microsoft e o MacBook da Apple.

 

 

Samsung Galaxy Book Ion: principais características

O Samsung Galaxy Book Ion será comercializado em dois modelos, com tamanhos de telas de 13.3 e 15.6 polegadas. Este é um dos primeiros notebooks do mercado a contar com as mesmas telas QLED que a Samsung usa em suas TVs. Tais telas prometem melhorar a representação das cores e contraste, além de oferecer um brilho de até 600 nits.

Seu design é muito leve e fino, com espessuras de 12.9 e 14.9 mm respectivamente, onde o modelo menor pesa menos de 1 kg e o modelo de 15 polegadas recebe 1.19 kg de peso. Os novos notebooks estreiam a nova cor Aura Silver, que oferece um espectro de matizes em todos os ângulos, oferecendo uma estética única para o produto.

No seu interior, encontramos os processadores Intel Core de décima geração (Comet Lake) com até seis núcleos, trabalhando com até 16 GB de RAM DDR4 e SSD NVMe de até 1 TB. O modelo de 15 polegadas possui um slot de memória disponível e um SSD SATA para expansões, além de poder receber gráficos dedicados NVIDIA MX250.

O Samsung Galaxy Book Ion conta com um teclado retroiluminado, leitor de digitais e alto-falante estéreo da AKG. Suporta WiFi 6 e Bluetooth 5.0, além de portas Thunderbolt 3, USB 3.0, saída HDMI, leitor de cartões SD e combo de conector para fones de ouvido/microfone. O modelo também possui suporte para o Samsung DeX, facilitando a conexão com smartphones e o suporte para a recarga sem fio Qi no TouchPad.

Essa série de notebooks Galaxy Book Ion da Samsung faz parte do Projecto Athena da Intel (assim como aconteece com o Galaxy Book Flex), e contam com uma estética realmente chamativa. Os coreanos não contam com um catálogo muito amplo de notebooks, mas entrega produtos com um nível elevado. Seus preços sugeridos variam entre US$ 1.240 e US$ 2.180, dependendo do modelo e configurações. Não há informações sobre quando estes modelos estarão disponíveis nos mercados internacionais.

 

 

Queremos você aqui no Brasil!

Nem é preciso dizer que o Samsung Galaxy Book Ion é atraente demais na estética e nas configurações. Logo, vale a pena esperar por esses notebooks para o mercado brasileiro. O preço pode ser o grande obstáculo para o sucesso desses portáteis junto ao grande público, mas este é o preço que se paga para ter produtos interessantes (infelizmente, pois esse cenário poderia ser bem diferente).

Os frutos produzidos pela Samsung no Projeto Athena são muito promissores, e devem ser acompanhados bem de perto. Não será surpresa se, em um futuro a médio prazo, esses notebooks se tornem referência dentro do mercado de computadores portáteis, tanto por causa das especificações técnicas como pelo belíssimo design e proposta geral.

 


Compartilhe