TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Por que o lançamento do Galaxy A15 no Brasil é motivo de alívio para a Motorola? | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Smartphones | Por que o lançamento do Galaxy A15 no Brasil é motivo de alívio para a Motorola?

Por que o lançamento do Galaxy A15 no Brasil é motivo de alívio para a Motorola?

Compartilhe

 

São tantos smartphones, que é normal a gente se perder entre os novos produtos. Até parece que a Samsung voltou para um passado não muito distante, em que lançava um telefone por semana.

O Galaxy A15 chega em duas versões (com 4G e com 5G), mas em essência são o mesmo dispositivo. E ter alternativas para investir no modelo que melhor se ajusta à sua necessidade é algo positivo. O problema é lançar tantos modelos similares em tão pouco tempo.

E neste caso, mesmo contando com alguns detalhes bem interessantes, o Galaxy A15 faz a Motorola respirar aliviada.

 

O que o Galaxy A15 tem de bom?

O Galaxy A15 recebe uma inédita tela Super AMOLED de 6.5 polegadas (FullHD+), com taxa de atualização de 90 Hz e brilho de 800 nits. Algo inédito para essa categoria de produto, e uma escolha muito acertada da Samsung para entregar uma boa relação custo-benefício.

São dois modelos, então, dois processadores da MediaTek: o Helio G99 (4G) e o Dimensity 6100 (5G). Ambos trabalham com versões de RAM e armazenamento nas configurações 4 GB + 128 GB e 8 GB + 256 GB.

Ambos recebem uma câmera a mais em relação aos modelos Galaxy A05 e A05s, em um conjunto fotográfico que é composto de lente principal de 50 MP, sensor ultrawide de 5 MP e lente macro com 2 MP. A câmera frontal também vem discretamente melhorada, com uma lente de 13 MP.

Do mais, o mais do mesmo que se espera de um telefone de sua categoria: Bateria de 5.000 mAh com recarga rápida de 25W, Android 13 com One UI 5.1, WiFi, Bluetooth e USB-C (nada de NFC aqui) e peso de 200 gramas.

 

Onde a Motorola respira aliviada neste caso

Quando o Galaxy A05 chegou na mesma semana que o Motorola Moto G34, eu cheguei a afirmar que o que a Samsung estava fazendo com a coleguinha era um autêntico bullying.

Eu explico: quando você lança produtos com especificações base muito similares (4 GB RAM + 128 GB) e que estão na mesma categoria de telefones de entrada (mesmo contando com especificações técnicas muito diferentes), a ideia é chamar a atenção do grande grupo consumidor.

É uma forma de dizer para os usuários mais leigos: “olha, a Motorola lançou o Moto G34, mas… veja… o Galaxy A05 nem é tão diferente assim, mas custa R$ 500 a menos!”.

E todo mundo sabe que o brasileiro médio normalmente escolhe os seus produtos de tecnologia olhando para o preço, e não para as especificações técnicas. E quem é mais atento entendeu que o Moto G34 era bem superior ao Galaxy A05.

Agora, entendemos que tudo o que aconteceu foi tentativa de barulho mesmo por parte da Samsung. Nem mesmo o Galaxy A05s, que é bem mais interessante que o Galaxy A05 e custa apenas R$ 200 a mais, é o real concorrente do Moto G34.

Quem compete com os telefones da Motorola são a dupla Galaxy A15 e Galaxy A15 5G. E ambos são mais caros que o Moto G34.

As especificações entre os Galaxy A15 e Moto G34 são muito mais próximas (tanto, que vale um comparativo entre eles no futuro), e tanto Samsung como Motorola vão a partir de agora trabalhar com o fator preço para tentar convencer o consumidor que a sua proposta é melhor que a da concorrência.

E isso faz todo o sentido quando olhamos para os principais detalhes nas especificações técnicas dos dois modelos.

E como o que mais chama a atenção da maioria ainda é o preço, pelo menos neste primeiro momento a Motorola sai em vantagem.

Sei que os valores desses smartphones vão cair com o passar do tempo, algo natural em qualquer smartphone Android. Mas o fato a ser constatado na fotografia de momento é que a Motorola respira aliviada com o lançamento o Galaxy A15.

 

Vale a pena?

O Samsung Galaxy A15 não é um smartphone horrível. Ele é bem promissor para a sua faixa de preço, e traz coisas bem interessantes nas suas especificações técnicas.

Ter uma tela Super AMOLED em um smartphone da sua categoria é uma vitória para esse segmento de mercado, e a prova de que telefones de baixo custo podem sim entregar especificações um pouco melhores.

E se a pessoa não tiver aquele ranço da MediaTek, ele pode sim ser um telefone de entrada bem interessante para aquelas pessoas que flertam em ter um hardware um pouco mais exigente para (quem sabe) rodar alguns jogos no telefone.

E no final, eu finalmente entendi o que a Samsung está fazendo com tantos lançamentos de uma única vez: ela “segmentou o já segmentado segmento” (sic) de telefones de entrada.

Os Galaxy A05 e A05s são telefones de entrada de baixo custo. Os modelos Galaxy A15 e Galaxy A15 5G são os acessíveis intermediários. E (como se isso fosse possível), o Galaxy A25 5G é o telefone de entrada premium.

É, Samsung… seu marketing está cada vez mais criativo. Uma ótima forma de seguir entregando para o mercado um smartphone por semana ao longo de todo um ano…

 

Preços


Compartilhe