Compartilhe

A Samsung apresentou na conferência de desenvolvedores da empresa um teaser de um novo conceito de smartphone dobrável, dessa vez optando por um dispositivo de tamanho normal e com dobra de tela na vertical.

O novo formato é pensado para um melhor transporte no bolso, e em uma mudança na forma de uso do telefone. A nova proposta de design foi utilizada para a Samsung anunciar a próxima atualização da sua interface para smartphones Android, a One UI 2.

Essa nova interface é centrada na informação mais visível e melhor acessibilidade para o uso dos telefones com apenas uma das mãos, apresentando uma discreta mudança estética, com tons mais intensos, ícones animados e um modo escuro completo para todos os aplicativos do sistema.

Podem parecer mudanças pequenas, mas a combinação desses anúncios não apenas representa a chegada de uma versão mais refinada da interface Android da Samsung, mas também a inclusão de funcionalidades focadas diretamente aos dispositivos dobráveis, como a adaptação da tela flexível mostrada no primeiro vídeo.

 

 

Um formato que quer entregar uma experiência inovadora

 

 

A ideia da Samsung é entregar um fator de forma inovador, que exige uma experiência de usuário igualmente inovadora. O vídeo mostra como a interface se contrai e expande de acordo com a dobra da tela. Por exemplo, um vídeo com tela completa se reduz pela metade da tela quando a mesma está dobrada pela metade.

Porém, a Samsung não ofereceu detalhes sobre o desenvolvimento desse dispositivo dobrável, não revelando componentes de hardware e suas especificações técnicas, data de lançamento ou possíveis preços. Também não foi revelada a informação mais importante: se o dispositivo entrega melhorias de funcionamento em relação ao atual Galaxy Fold.

Por fim, ainda que o vídeo indique que podemos esperar por um design similar ao dos smartphones atuais, ainda não podemos descartar que o novo telefone da Samsung opte por voltar também ao conceito de telefone clamshell para o seu design de dobra.

 

 

 

Lembrando que a Samsung não é a única que aposta nesse formato de telas dobráveis que lembram os celulares de flip ou concha do passado. No dia 13 de novembro, a Motorola vai realizar um evento onde presumivelmente veremos a volta do Motorola RAZR com uma tela dobrável em forma de concha.

Por outro lado, a Huawei com o Huawei Mate X e a Xiaomi com o seu protótipo são outros dois grandes fabricantes que estão desenvolvendo telefones com tela dobrável. O segmento ainda tem muito o que melhorar para encontrar uma estabilidade que já existe nos dispositivos tradicionais.

Por enquanto, o produto da Samsung é apenas um conceito. Mas já quem diga que esse é um conceito mais factível por causa do Galaxy Fold. Veremos o que o futuro vai nos dizer sobre esse hipotético dispositivo.

 

 

 

Via Samsung


Compartilhe